Respostas
O alquila é um radical orgânico que possui a valência livre num carbono saturado. Ele é formado retirando-se um hidrogênio de um carbono. Um exemplo é o radical metila -CH3. O traço representa a valência livre, responsável pela ligação do radical a um composto.
O alquenila é um radical em que retira-se o hidrogênio de um carbono insaturado. Outra maneira de explicar: a valência livre encontra-se num carbono insaturado (dupla ligação). Exemplo mais clássico: radical etenil, etenila, vinil ou vinila: -CH=CH2.
Arila é um radical orgânico em que a valência livre encontra-se em um carbono ligado a um anel benzênico. O exemplo mais clássico é o radical benzila ou benzil (representação vide foto).
Alquila, Alquenila e Arila são, basicamente podem ser definidos como grupos químicos orgánicos radicais que derivam ou pertecem a outros grupos, e a definição de cada um deles é a seguinte:
Alquila, é um grupo funcional substituinte, formado pela separação de um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto ou alcano saturado, de modo que o alcano possa se ligar a outro átomo ou grupo de átomos.
Alquenila, é um grupo derivado de um alceno pela eliminação de um de seus átomos de hidrogênio. Sua fórmula química é CnH₂n⁻¹. Eles são nomeados a partir do alceno fonte adicionando a terminação enila.
Enquanto que, arila é um substituinte derivado de um hidrocarboneto aromático quando um átomo de hidrogênio é extraído do anel aromático. O grupo arila genérico sería o equivalente ao grupo alquil genérico.
Você pode ler mais em: https://brainly.lat/tarea/11686279