Respostas
Oi, cara de boi! Brincadeira, brincadeira...
Oi, pessoinha. Tudo bom?
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
→ Dalton interpretou o átomo como uma bola de bilhar (bola de sinuca), uma esfera maciça, sem carga, indestrutível, impenetrável e indivisível.
→ Thomson interpretou o átomo de uma forma diferente, como um pudim de passas ou um panetone, uma esfera de carga positiva com elétrons mergulhados nela. Com alguns experimentos, Thomson descobriu uma partícula negativa e a batizou de elétron*. Com essa teoria, veio a que o átomo pode ser dividido em partes cada vez menores.
*Thomson fez um experimento com um tubo catódico que continha um gás rarefeito, que quando recebia altas tensões elétricas (no caso de uma bateria ligada ao tubo) produzia um feixe de luz que partia do polo negativo e ia até o polo positivo. Com isso, descobriu que no átomo existem partículas negativas. Mas, como Dalton disse que o átomo não tinha carga, Thomson concluiu que, se existia uma partícula negativa, o núcleo seria positivo e sua carga ficaria nula (pois negativo com positivo se anulam e se atraem).
→ Rutherford interpretou de uma mais diferente ainda, como um sistema solar ou planetário, grandes espaços vazios (chamados de eletrosfera) com elétrons orbitando ao redor de um núcleo extremamente pequeno e positivo. Com o experimento feito com uma caixa de chumbo com um orifício e um elemento radioativo dentro, com uma tela fluorescente atrás da folha de ouro (bem famoso esse experimento, certeza que você conhece), os raios alfa (que são positivos) do elemento foram bombardeados pelo orifício e alguns atravessavam a folha de ouro, outros desviavam e outros voltavam ao ponto de origem. Com isso, Rutherford concluiu que os que voltavam estavam "batendo" em algo, no caso o núcleo do átomo que também é positivo (E duas cargas positivas se repelem), e os que estavam atravessando a folha não estavam batendo em nada, ou seja, existia grandes espaços vazios entre os átomos, e os que sofriam um pequeno desvio estavam próximos de algo positivo, no caso o núcleo do átomo. Eu sei que a explicação está grande, mas é para você entender kkkk. Continuando...
Se os elétrons são negativos e o núcleo é positivo, por que eles não se atraem? Por causa de uma partícula chamada nêutron, que estabiliza os prótons (partículas positivas do núcleo), não os deixando ser atraídos pelos elétrons ou afastados entre si (pois, como dito acima, cargas iguais se repelem).
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Espero ter te ajudado.
Se eu tiver te ajudado, clique no coraçãozinho e avalie minha resposta clicando nas estrelinhas aqui em baixo e coloque-a como a melhor resposta (para assim me ajudar a ajudar outras pessoas kkkk), qualquer dúvida... É só comentar.
Beijos e bons estudos <3