descreva a composição química de um aminoácido e explique a importância dessa composição na formação de um polipeptídeo e para a aquisição da estrutura terciária de uma enzima
Respostas
Um aminoácido é formado por um carbono central (C), ligado a um grupo amina (H₂N), a um grupo carboxila (COOH), a um hidrogênio (H) e a um grupo Radical. Essa composição é presente em todos os aminoácidos, sendo que o único que muda de aminoácido para aminoácido é o grupo Radical, que é esse grupo que vai identificar o aminoácido, é como se fosse a identidade dele. Um polipeptídeo são milhares de aminoácidos ligados por uma ligação peptídica com síntese por desidratação (que é quando libera uma molécula de água). Nessas ligações, um grupo carboxila se liga com o grupo amina, liberando água como produto. Mas a estrutura terciária, depende mesmo é do grupo de radicais. Como cada radical é diferente, um do outro, numa ligação peptídica com vários aminoácidos diferentes, esses radicais vão interagir um com o outro. Por exemplo, se houver um radical com carga positiva e outro com carga negativa, eles vão se "aproximar", se houver radicais com cargas iguais, a tendência é se afastar. E nessas interações, os aminoácidos (que já estão juntos pela ligação peptídica e não se separam mais) vão se "arrumando", tentando achar um jeito que dê pra eles ficarem diretinho, sabe, os que possuem atração perto, e aqueles não possuem, afastados. E é aí, que entra a estrutura terciária, porque quando se junta todos os aminoácidos, como se fosse o "nascimento" a estrutura é linear, e por causa dessa interação entre os grupamentos de radicais, acontece dobramentos que é a tentativa deles se organizarem. O primeiro dobramento é a estrutura secundária, e o segundo dobramento é a estrutura terciária.
*Vale lembrar que enzimas são protéinas, E proteinas são macromoléculas formadas por milhares de aminoácidos, os polipetídeos.