Good-bye
ìN„o È mais boa noite, nem bom dia
SÛ se fala good morning, good night
J· se desprezou o lampi„o de querosene
L· no morro sÛ se usa a luz da Light
Oh yes!î
A marchinha Good-bye, composta por Assis Valente h· cerca de 50 anos, refere-se ao ambiente das favelas dos morros cariocas. A
estrofe citada mostra
(A) como a quest„o do racionamento da energia elÈtrica, bem como a da penetraÁ„o dos anglicismos no vocabul·rio brasileiro,
iniciaram-se em meados do sÈculo passado.
(B) como a modernidade, associada simbolicamente ‡ eletrificaÁ„o e ao uso de anglicismos, atingia toda a populaÁ„o brasileira, mas
tambÈm como, a despeito disso, persistia a desigualdade social.
(C) como as populaÁıes excluÌdas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situaÁ„o de exclus„o
social, o que È sugerido pelo tÌtulo da m ̇sica.
(D) os resultados benÈficos da polÌtica de boa vizinhanÁa norte-americana, que permitia aos poucos que o Brasil se inserisse numa
cultura e economia globalizadas.
(E) o desprezo do compositor pela cultura e pelas condiÁıes de vida atrasadas caracterÌsticas do ìmorroî, isto È, dos bairros pobres
da cidade do Rio de Janeiro.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa B, vale lembrar e ressaltar que a cultura brasileira desse período está associada ao Modernismo de 1922, que dura até a atualidade. A desigualdade social é vigente ainda, embora que estatisticamente tenha reduzido
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