Respostas
É fundamental observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Até o comportamento mais simples costuma resultar de muitas influências distintas.
Esses fatores são:
• Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos advindos do meio ambiente. Por exemplo, existem algumas pesquisas que mostram os aspectos genéticos da inteligência. Porém, a inteligência pode ou não se desenvolver, além do seu potencial, ou seja, vai depender também das condições do meio que se encontra.
• Crescimento orgânico – Aplica-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, como o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é consentido que ela veja o mundo de uma forma que antes não era possível. Outro fator importante de ser levado em consideração é a variável biológica, por exemplo, falta de oxigênio durante o processo de nascimento e desnutrição.
• Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, a alfabetização da criança, depende desta maturação. O aluno para ser, adequadamente alfabetizado deve ter condições de segurar e mover um lápis com habilidade para escrever ou rabiscar, para tanto, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança de dois anos ainda não possui.
• Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve). A Aprendizagem passada para a criança, como: Uma criança muito estimulada para a fala pode ter um vocabulário excelente aos três anos e não subir escadas bem porque não vivenciou isso, ou seja, não foi estimulada para esse tipo de ação.