Fabricantes apostam em promotores e chocolates premium para aumentar as vendas na Páscoa
André Laporta, gerente de marketing da Nestlé, afirma que 85% da decisão de compra é feita nas lojas. Apesar de a marca investir nas mídias digitais e em influenciadores no período da Páscoa, o promotor "facilita a escolha", diz. Ana Napolitano, gerente de marketing da Kinder, afirma que a marca terá uma equipe maior nas lojas este ano. "A guerra vai acontecer no ponto de venda". Segundo ela, os consumidores brasileiros gostam muito do contato pessoal, de pegar o produto e fazer comparações, por isso a importância de investir nesse relacionamento.
Outra aposta das marcas são os produtos mais sofisticados. Há um capricho maior nas opções de chocolate e de embalagens. “Por um lado, existe uma crise, mas por outro há a tendência de um aumento de 20% do consumo de chocolate premium", afirma Enrico Martini, gerente de marketing da Ferrero. A marca aposta que essa procura ajudará a impulsionar os resultados deste ano. Além disso, a marca vai oferecer nos pontos de venda embalagens extras para proteger os ovos e deixar as caixas de bombom com mais aparência de presente. Laporta, da Nestlé, diz que o portfólio mais sofisticado da marca está crescendo e continua sendo uma grande aposta. A Kopenhagen fez parcerias com outras marcas, como Le Lis Blanc e Pandora, para criar kits com chocolate e mais um acessório.
Fonte: Época Negócios (19/01/2016) – Por Marcela Bourroul
(http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/01/fabricantes-apostam-em-promotores-e-chocolates-premium-para-driblar-crise-na-pascoa.html)
Tendo como referência o conteúdo discutido sobre motivação, valores, atitudes e persuasão, julgue as afirmações a seguir a respeito da matéria sobre as empresas fabricantes de chocolate:
I - Pode-se afirmar que marcas como Nestlé, Cacau Show e Ferrero quando desenvolvem campanhas para a venda de chocolates na páscoa buscam atender necessidades fisiológicas dos consumidores, afinal chocolates são um tipo de alimento.
II - Quando o gerente de Marketing da Nestlé afirma que o promotor “facilita a escolha” vemos uma aplicação prática da persuasão sobre o comportamento de compra, pois a atitude do consumidor é desfavorável devido à crise, mas o vendedor consegue reverter a situação.
III - Ao investir em parcerias com outras empresas, a Kopenhagen está buscando atender necessidades mais elevadas dos consumidores, como necessidades sociais.
IV - As fabricantes de chocolate estão apostando que o componente afetivo dos consumidores leve a estados mentais desfavoráveis em relação às marcas e por isso estão investindo no atendimento no ponto de venda.
Assinale a alternativa correta:
A Todas as afirmações estão incorretas
B Apenas a afirmação I está correta
C Apenas as afirmações I e II estão corretas
D Apenas as afirmações II e III estão corretas
E Apenas as afirmações III e IV estão corretas
Respostas
I. Falso. No enunciado os chocolates de páscoa não são usados como forma de satisfação das necessidades fisiológicas de alimentação, e sim uma forma sazonal de criação de demanda junto aos consumidores, que se dá no âmbito social e cultural.
II. Verdadeiro. A facilitação da escolha proposta pelo gerente de Marketing é uma forma de persuadir o comportamento do consumidor como alternativa para vencer a crise econômica.
III. Verdadeiro. A Kopenhagen está buscando necessidades muito acima das fisiológicas, principalmente ao relacionar suas propagandas com necessidades de estima e realização.
IV. Falso. As marcas estão buscando usar o componente afetivo dos consumidores a seu favor, de modo a alinhar suas imagens às necessidades de estima e realização em vez das fisiológicas.
Letra D.
Abraços!