Os peixes podem ter fecundação externa ou interna. Aqueles que realizam fecundação externa geralmente produzem mais gametas do que aqueles que realizam fecundação interna. Elabore uma explicação para este fato.
Respostas
A reprodução dos peixes se da de forma sexuada, no qual é feito por meio da fusão de sois tipos de células de reprodução, chamadas de gâmetas. A fecundação dos peixes pode ocorrer em dois tipos: interna (peixes cartilaginosos) e externa (peixes ósseos).
A fecundação externa ocorre após os “rituais de corte nupcial”, no qual o macho faz uma dança do acasalamento para impressionar a fêmea. A mesma com o estímulo da dança que o macho faz, libera os óvulos na água e, logo após, o macho libera sobre eles os espermatozoides. Cada óvulo com um espermatozoide formam os ovos, no qual pode ser colocados em alguns esconderijos ou nos ninhos, onde os pais o vigiam o tempo todo. A maior partes das espécies conhecidas de peixes ósseos são ovíparas e tem um desenvolvimento de forma direta.
A fecundação interna acontecem por causa das modificações que os tubarões e a raias têm nas nadadeiras pélvicas, chamadas de cláspers. O macho usa os cláspers para colocar os espermatozoides na cloaca da fêmea, onde os ovos serão gerados a partir da fecundação dos espermatozoides nos óvulos.