Como pode ser analisada, a partir do século XVI, a aliança do rei com a burguesia, no contexto do processo de centralização do poder real?
Respostas
A burguesia precisava de duas coisas: estradas seguras para que mantivesse as suas rotas comerciais e a queda de barreiras tarifárias entre feudos, de modo que passou a favorecer a ideia do absolutismo como uma forma de garantir, por meio da centralização, estas duas coisas.
O rei, por sua vez, desejava centralizar o poder como uma forma de manter um exército profissional e expandir os seus domínios, de modo que deixou de se aliar com as aristocracias rurais, que dividiam o seu poder, e a aliar-se à Alta Burguesia, com quem tinha um objetivo em comum.
Resposta:
A burguesia passa a financiar a organização dos novos Estados centralizados em troca de favores políticos. Assim foi possível ao Estado ter recursos para manter certo número de funcionários reais remunerados, com funções burocráticas, e formação de exércitos permanentes, criando condições para garantir o poder do rei.