• Matéria: Português
  • Autor: maymelo123
  • Perguntado 9 anos atrás

Alguém já leu o livro ( Quem é você, Alasca? ) e sabe me resumir BEM ele em umas 80/60/ no mínimo 45 linhas, sem resumos da internet, ou se pegar resumir BEM resumido sem parecer CÓPIA. Se for preciso eu dou ponto a mais e faço outra pergunta!!

Respostas

respondido por: JayaneSantos
1
O livro Quem é você, Alasca? é um divisor de águas, ou você irá ama-lo ou odiá-lo. Eu, no caso, amei-o. Ele começa contando a vida de Miles Halter, um garoto sem muitos amigos, nerd e com um diferente hobbie de colecionar últimas palavras. Ele adora ler biografias e decorar as últimas palavras proferidas pelas personalidades biografadas. Não importa se são reflexivas ou engraçadas, ele só deseja coleciona-las. 

E é por ser fascinado pelas últimas palavras de François Rabelais, um escritor do século XV, que dissera no leito de morte que estava indo em “busca de um Grande Talvez”, é que Miles decide mudar totalmente e ir procurar um sentido para sua vida. O seu próprio Talvez. Ingressando assim no Internato Culver Creek, onde seu pai estudou quando jovem, localizado no Alabama. 

Chegando em seu novo colégio, ele conhece Chip Martin (Coronel), Takumi Hikohito e, a garota que ele julga a mais incrível do mundo, Alasca Young. Um dos pontos mais fortes do livro é o enorme carisma de todos os personagens, inclusive dos coadjuvantes como Lara Buterskaya e o diretor Mr. Starnes - (Codinome Águia). 

Coronel é baixinho com seus 1,52cm, mas bem forte. Possui um senso de humor um pouco imprevisível e as vezes se torna bem esquentado. Ele adquiriu esse apelido por ser quem organiza os planos de ataque dos trotes de Alasca.

Takumi e Lara são amigos de Alasca e do Coronel, e com a chegada de Miles, também passam a serem amigos dele. Embora muitas vezes sejam deixados de lado nos planos, eles tem grande importância na história, principalmente Lara, que se torna namorada de Miles e faz com que descubra coisas que nunca tinha experimentado.

Eu, particularmente, não fui muito com a cara do Miles (ou Gordo, como foi apelidado por Coronel). Inicialmente eu achei ele um completo chato, arrogante e um pouco "reclamão". Com o desenvolver do livro eu passei a gostar mais dele, entretanto a forma como ele se deixa influenciar para beber e fumar me fez ficar com o pé um pouco atrás sobre a sua própria personalidade (ou falta dela). Contudo eu acredito que essa foi a intenção do John Green, mostrar um garoto um pouco inseguro procurando encontrar como agir e os primeiros amigos influenciando isso.

Por fim, mas não (mesmo) menos importante, Alasca Young. Todos nós sabemos que o protagonista é Miles, mas temos que admitir que Alasca roubou todo o foco do livro para ela, inclusive inúmeros corações apaixonados. Alasca tem longos cabelos castanhos e olhos verdes, além de ser cheia de curvas. É completamente maluquinha e encantadora. Ela tem um jeito só dela; espontânea, criativa e misteriosa. Tão misteriosa que carrega consigo um segredo que só descobrimos lá pela metade do livro e pode ter certeza que esse segredo tem um peso muito grande na vida dela e na história do livro.

Embora muito ativa e animada, Alasca carrega dentro de si uma melancolia quase palpável em certas partes. Tudo derivado da sua infância e seu segredo. Algo como uma culpa, talvez. Entretanto isso está longe de ser um defeito da história, pelo contrario, isso torna a leitura ainda mais interessante. Você se envolve com ela, cria uma empatia e busca entende-la. Afinal, Quem é você, Alasca? 

O livro não tem gírias exageradas e forçadas para parecer uma linguagem jovem, é bem escrito e tem uma leitura fluída. Se você for um devorador de livros como eu, vai acaba-lo em um dia, pois não é tão grande e nem muito pesado para "digerir". É dividido em duas partes (Antes e Depois) e os dias são narrados como "X dias antes" e "X dias depois". Claramente há um acontecimento muito marcante que vai acontecer assim que a contagem regressiva chegar a 0, tão importante que determina o ritmo do livro. 

Narrado em primeira pessoa do ponto de vista de Miles, os capítulos podem ser de dias seguidos ou de alguns dias pulados. Por exemplo, ele narra o que aconteceu na segunda e o capítulo seguinte pode ser sobre a terça ou só do próximo sábado. 

O livro apresenta frases bem interessantes e reflexivas, que fazem você se questionar sobre a sua vida e como você pode estar "preso" nela, como um labirinto.

Quem é você, Alasca? é um prato cheio para você que busca uma leitura leve e gostosa, e que gosta de romances não tão "água com açúcar". É instigante e quase uma lição de vida. Eu adorei e super recomendo à jovens e adultos, pois é uma experiencia muito boa. Entrou para a minha lista de favoritos sem sombra de dúvidas!!!  Autor: John Green  . . .

maymelo123: Tá parecendo cópia!
JayaneSantos: Cópia? Eu peguei do site isso qualquer um faz né tipo,eu nem li esse livro só queria ajudar '-'
maymelo123: Entendi, mas vou tentar resumir este, na pergunta tá escrito o que eu pedi, mas ajudou, valeu!
JayaneSantos: Blz
Perguntas similares