Por que forma um arco iris no cd quando separamos ele?
Respostas
A luz é composta por sete cores de diferentes, ou seja, comprimentos de onda e frequências diferentes.
Violeta, Índigo, Azul, Verde, Amarelo, Laranja, Vermelho.
Violeta - maior frequência (menor comprimento de onda) e Vermelho - menor frequência (maior comprimento de onda)
A luz muda de direção (ou dobra) quando viaja de um meio para outro (refração). As diferentes cores de diferentes comprimentos de onda se dobram em ângulos diferentes, formando uma faixa de cores (espectro). A separação da luz visível em várias cores é conhecida como dispersão.
As cores com menor frequência (o que indica velocidade mais baixa) são desviadas menos, pois o índice de refração é menor. Portanto, vemos a cor vermelha no topo do arco-íris.
Um CD é composto de milhares de poços dispostos na forma de faixas em espiral. Quando a luz visível é incidente nos poços, cada poço difrata a luz em todas as direções. Aqui o CD atua como uma grade de difração (difração - mudança de direção e intensidades das ondas após passar por fendas ou bordas estreitas). Sabemos que as grades de difração são dispersivas, isto é, separam uma luz policromática em seus constituintes. Assim, as cores do arco-íris são formadas.
As cores que se sobrepõem (picos de ondas se sobrepõem) são vistas mais brilhantes que as cores que se cancelam (o pico de uma onda se sobrepõe ao vale da outra).
A distância entre o olho do observador e cada poço varia. O ângulo em que o observador vê o CD controla as cores vistas.
Saiba mais sobre óptica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7472892