(CONCURSO PÚBLICO FUA / UFAM ) A profissão de Serviço Social nasceu e se desenvolveu, durante um longo período, sob o ethos da filosofia tomista. De acordo com essa doutrina moral-teológica, o princípio da existência de Deus confere uma hierarquia aos valores morais, tendo em vista sua subordinação às leis naturais decorrentes das leis divinas. Indique abaixo qual é a alternativa condizente com esta filosofia.
Alternativas:
a)
A realidade social torna-se, nessa perspectiva, um aglomerado de dados, elementos, fatores justapostos, sem uma razão essencial que os estruture.
b)
Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades.
c)
Fez parte do movimento de abandono do Teocentrismo, o qual colocava o homem como ser passivo sob a vontade de Deus, para o antropocentrismo, que percebe o homem como agente de sua história.
d)
Busca explicar as instituições sociais e os indivíduos dentro da sociedade, pois entende que a vida em comunidade se confunde com a forma dos indivíduos se realizam enquanto seres humanos.
e)
Busca prioritariamente a emancipação do cidadão, visto que ele e´inserido numa sociedade repleta de contradição e com princípios capitalistas.
2)
O Serviço Social surge mediante uma necessidade histórica e dessa necessidade emerge uma profissão ideologicamente atrelada a setores dominantes da sociedade da época. Se gesta e se desenvolve como profissão legitimada no seio da divisão social e técnica do trabalho, tendo como contexto conjuntural:
Alternativas:
a)
A influência tecnicista européia.
b)
O desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana.
c)
A institucionalização da caridade, da benesse e da filantropia social.
d)
A consolidação do neoliberalismo.
e)
A consolidação do comunismo.
3)
A "Era Vargas", compreendida entre 1930-1945 (primeiro mandato) e 1950- -1954 (segundo mandato), foi predominantemente um período de governo autocrático e ditatorial, mas que estabeleceu políticas sociais frente às novas relações de trabalho que estavam surgindo com o processo de industrialização .A política social, implementada durante a Era Vargas (1930-1945), legou-nos o ditado "Getúlio, pai dos pobres". Assim, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
O populismo favorecia a população com bolsas e isenções tarifárias.
b)
O regime autoritário era promovido pelas elites em troca de favores políticos.
c)
A política social favorecia a riqueza dos pais em detrimento das mães de família.
d)
Vários direitos foram garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
e)
As Legislação Trabalhistas direcionados somente a alguns setores da sociedade.
4)
A palavra "carentes" expressa no inciso II do artigo 194 da CF encontra-se em desuso, sendo substituída na prática e nos documentos relacionados à política de assistência social pela expressão:
.
Alternativas:
a)
Em situação de precariedade e risco iminente.
b)
Em situação de vulnerabilidade e risco social.
c)
Em situação de desajuste social.
d)
Em situação de exclusão e desajuste social
e)
Situação de pobreza e indigência.
5)
Para Martinelli "o fetiche da prática, fortemente impregnado na estrutura da sociedade, se apossou das assistentes sociais, insuflando-lhes um sentido de urgência e uma prontidão para a ação que roubaram qualquer possibilidade de reflexão e de crítica". Neste trecho podemos dizer que os Assistentes Sociais imprimiram à profissão:
Alternativas:
a)
Práticas à longo prazo que se traduziam em atender os interesses dos trabalhadores;
b)
Práticas que expressam e reproduziram os interesses da classe dominante;
c)
Práticas limitantes estabelecidas pela população;
d)
Práticas do agir imediato e da ação espontânea que expressam e reproduziam os interesses da classe média.
e)
Praticas que atendiam a setores excluídos da sociedade.
Respostas
2) B
3) D
4) B
5) E
OBS Não estou certa , quero conferir com outras respostas!
Podemos afirmar que de acordo com as diretrizes da profissão de serviço social, as respostas em sequência são:
- B (em contexto do assistente social em prol da digniidade humana);
- B (levando em consideração a expansão urbana);
- D (sobre os direitos trabalhistas durante a Era do Getúlio Vargas);
- B (sobre a vulnerabilidade comunitária);
- B (a classe dominante em prol da comunidade).
Serviço Social e os impactos na Comunidade
Vamos compreender melhor de acordo com a ordem das perguntas presentes no enunciado:
1: b) Dignidade da pessoa humana: dever do assistente social
O assistente social visa a preservação da dignidade humana e do desenvolvimento social, considerando os fatores da comunidade em que a pessoa está inserida. O assistente está sempre a par dos direitos humanos e tem dever de ajudar a comunidade.
2: b) O capitalismo e o serviço social e a expansão urbana
A importância do serviço social é assumida pelos Estados, como uma resposta ético-política à necessidade de controle de trabalho no período histórico de transição para a fase do capitalismo monopolizador, tornando o serviço social primordial para o desenvolvimento socioeconômico.
3: d) Direitos e leis trabalhistas durante a Era Vargas
Com o surgimento da CLT, vários direitos foram consolidados e são apreciados até hoje, como a jornada de trabalho, medicina do trabalho, o direito ao trabalhador em ter férias, fiscalizações, entre outras, sempre buscando trabalhar os direitos do trabalhador e firmar aspectos burocráticos entre trabalhador, empresa e as legislações trabalhistas.
4: b) Pessoas vulneráveis e a assistência social
A grande missão do assistente social é auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade, ou seja, pessoas que não possuem trabalho, crianças, idosos, pessoas (em grande maioria mulheres) que são vítimas de violência (psicológica ou física), deficientes, pessoas com carência financeira, com dificuldades de saneamento, dificuldades habitacionais, entre outras dificuldades.
Ele deve executar trabalhos sociais tanto individuais quanto de forma coletiva na comunidade em que está responsável afim de melhorar as condições de vida de todos.
5: b) Assistência social e a classe dominante
As demandas de serviço social são feitas pela classe dominante junto ao Estado afim de conter os trabalhadores que exigiam melhoras nas condições de trabalho e justiça social, com intuito de manter a harmonia social entre as classes.
A assistência social para o povo
Para garantir que as pessoas saiam do cenário de vulnerabilidade social, o assistente social faz acompanhamento social e psicológico com famílias, direcionando crianças para a escola, auxiliando os idosos, os deficientes e as pessoas que não possuem moradia, além de orientar os trabalhadores a respeito de direitos e segurança no trabalho.
Ele age implantando as soluções governamentais para o bem-estar da comunidade.
O assistente social garante à pessoa um bem estar físico, psicológico e social para que ela possa enfrentar as dificuldades do dia-a-dia e tenha prosperidade em seus objetivos.
Gostou? Espero ter ajudado! Que tal aprender mais sobre o papel do assistente social na sociedade? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/5427558
#SPJ2