Respostas
Toda ação tem uma reação.
Resposta:
Todas as 3 Leis da Mecânica Clássica de Newton são magistralmente explicadas e aplicadas através do Judô.
Explicação:
Lei da Inércia (1°ª Lei)
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Ora, veja dois judocas em um randori ou shiai. Ambos estão tentando, ao mesmo tempo e a todo momento, manter e quebrar a inércia, seja sua ou do oponente.
Ao se deslocarem pelo dojô os dois se utilizam ou não das forças criadas nestes deslocamentos, chamados shintai, para aplicar os desequilíbrios, chamados kuzushi, a fim de posicionar o oponente numa dada posição (jibun-otsukuru) e executar a técnica (kakê) e levar ao Ippon ou Waza-Ari.
Lei da Superposição das Forças (2ª° Lei)
"A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”
Uma continuação do quadro acima porém numa situação de kaeshi-waza, ou contragolpe. Nestas, normalmente há uma reação no sentido oposto se aproveitando de um mal posicionamento do torí , onde o ukê "reverte" a força sobre ele aplicada porém, num sentido diferente.
Lei da Ação e Reação (3°ª Lei)
“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
Se dá sempre em que torí imprime qualquer kuzushi sobre o ukê que, naturalmente, tende a reagir!