Respostas
Regra Geral:
Haverá crase sempre que:
I. o termo antecedente exija a preposição a;
II. o termo consequente aceite o artigo a.
Fui à cidade.
( a + a = preposição + artigo )
( substantivo feminino )
Conheço a cidade.
( verbo transitivo direto – não exige preposição )
( artigo )
( substantivo feminino )
Regra geral:
A crase existirá antes de palavras do gênero feminino quando,ao substituir a palavra feminina por uma masculina,tivermos a palavra ao. Exemplos: - Vamos à padaria. / Vamos ao clube.
- Diga à mulher que está certo. / Diga ao homem que está certo.
CASOS OBRIGATÓRIOS:
1. Antes de substantivos (femininos expressos ou implícitos) que exijam o artigo a. Exemplos: Frente à situação,fiz o que pude. Prefiro minha bicicleta à (bicicleta) de Pedro.
2. Antes de nomes de localidades que admitem o artigo a. OBS: Para saber se o nome da localidade pode ou não ser antecedido de artigo,veja se a combinação da e na pode vir antes da palavra. Se sim,a palavra aceita o artigo. Se em vez disso você empregar as preposições de e em,ela não aceita. Ex: Vamos à Bahia nas férias. Fomos a Portugal há cinco anos.
Vim da Bahia.
Estou na Bahia.
Vim de Portugal.
Estou em Portugal.
3. Antes de numeral indicando horas,sendo esta palavra expressa ou implícita. EX: A reunião será às quatro horas. Estarei aqui às sete da noite.
4. Em expressões que significam à maneira (de)..., à moda (de)... Ex: Cortei meu cabelo à (maneira,moda) francesa.
5- Em locuções adverbiais,prepositivas ou conjuntivas constituídas por palavras femininas. Adverbiais: às cegas,às pressas,à tarde,à noite,à toa,etc... Prepositivas: à beira de,à falta de,à vista de. Conjuntivas: à medida que,à proporção que.