O processo de emancipação dos escravos foi marcado pela constituição de uma segregação que estendeu os malefícios da escravidão até nossos dias. A busca do chamado branqueamento da raça levou a incentivar a imigração branca e a marginalização do negro. Sobre esta questão, assinale a alternativa correta:
A) Grande parte dos afrodescendentes foram remigrados para a África. Esta prática contou com o financiamento do governo brasileiro. Ao mesmo tempo em que subsidiou a vinda de europeus para o Brasil, o governo fretou navios para devolver os negros para o continente africano.
B) O processo de abolição gerou uma integração rápida dos negros na sociedade brasileira. Em sua maioria, acabaram melhorando de renda e tendo acesso à qualificação.
C) A lentidão da abolição demonstrou o quanto o governo brasileiro estava preocupado em não prejudicar os empresários agrícolas que usufruíram do trabalho escravo. Por isso, a libertação foi lenta, gradual e restrita.
D) A libertação dos escravos no Brasil antecedeu a norte-americana. Nos Estados Unidos o número de escravos era três vezes maior que no Brasil, o que deixou o processo de abolição lento.
Respostas
respondido por:
12
Quero saber a resposta correta
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás