• Matéria: Saúde
  • Autor: jopselaineamorryan
  • Perguntado 8 anos atrás

Em relação ao Assédio Moral no Trabalho, considere os seguintes casos:

Caso 1: Um gerente de uma organização chegava irritado no local de trabalho devido problemas familiares. E, com pouca frequência, destratava uma vendedora que havia se envolvido certa vez em um acidente com o carro da empresa. Dizia a ela que era uma incompetente e que deveria pilotar fogão ao invés de dirigir um automóvel.

Caso 2: a funcionária vendia cotas para um consórcio e recebia constantemente tratamento desrespeitoso por parte de seus superiores, no intuito de vender e atingir metas. Eles aconselhavam-na a "sair com clientes" ou "vender o corpo", além de agredir verbalmente não só à reclamante, mas também aos vendedores que não alcançavam as metas, fazendo comentários irônicos, aplicando advertências, e tratando-os de forma extremamente grosseira, inclusive com xingamentos. “Tudo acontecia na presença de outros funcionários.”

Considerando os dois casos, é possível afirmar que:


Só o caso 2 caracteriza assédio moral, pois no caso 1 retrata-se uma situação isolada


Nenhum dos casos caracteriza assédio moral em razão da incompetência das funcionárias


Só o caso 1 caracteriza assédio moral, pois o caso 2 caracteriza assédio sexual


Os dois casos caracterizam assédio moral, pois foram praticadas por superiores e a frequência não é relevante


Os casos citadas caracterizam assédio moral se praticados contra as mulheres uma única vez: segregar, pedir trabalhos urgentes sem necessidade; tratamento discriminatório, instruções confusas, dentre outras

Respostas

respondido por: Do1233
3
O primeiro caracteriza-se como assédio moral e o segundo como assédio sexual, pois há uma implicação sexual por partes dos "conselhos" dos empregadores.

jopselaineamorryan: as duas alternativas são assedio moral
Perguntas similares