As ciências sociais sofreram influências da metodologia das ciências naturais, num momento em que essa metodologia ainda estava marcada pela ideia da física newtoniana de que tudo é regido por leis, portanto, o conhecimento passava pela descoberta dessas leis. Auguste Comte vai chamar a teoria que desenvolve de “física social” ou “sociologia” (diferente da ciência que aparecerá apenas na virada dos séculos XIX e XX) e procurar as leis que regeriam o desenvolvimento das sociedades humanas, Como os positivistas e evolucionistas sociais e culturais, como Comte e Spencer, vão pensar as diferentes culturas?
Respostas
Considerando os dois autores , pode ser compreensível que:
1) O ser humano e a sociedades se movimentam na história seguindo leis de funcionalidade semelhantes às que regem o mundo
natural;
2) A adaptação entre meio e organismo, entre ser e ambiente, direcionase
segundo um processo de complexificação dos
organismos e seres (de um menor grau evolutivo para um maior grau evolutivo);
3) Esses autores veem a sociedade como um organismo, ao mesmo tempo em que a veem como um fator ambiental limitante, o
que nos permite concluir que nas sociedades mais simples encontraremos também os homens mais simples;
4) Spencer e Comte veem o conhecimento humano em termos do seu desenvolvimento neurológico e psíquico, logo, em
sociedades mais simples, teremos homens que também pensam de forma menos complexa;
5) Ambos colocam homem e sociedade em uma linha histórica progressiva em que pressupõem a ciência como o produto final do
desenvolvimento psíquico humano e, consequentemente, enquanto forma de pensamento mais complexa e única maneira de
desvendar a verdade;
6) A ciência é fruto da sociedade civilizada e ambas estão em um estágio de desenvolvimento superior da humanidade, estando no
final da linha histórica progressista pressuposta pelo evolucionismo e pelo positivismo;
7) Se há níveis mais complexos e menos complexos de pensar e a Razão é um dos elementos que define o humano nessa linha
evolutiva, há, para esses autores, formas de conhecimento mais ou menos racionais.