Respostas
respondido por:
5
A América sofreu a colonização Ibérica rei da Espanha é Fernando XVI, mas ele foi deposto por Napoleão; traz um grande problema para os Americanos que recusam o novo rei; isso foi o estopim para a Independência da América Latina.
A população da América Latina é composta por 12 milhões de índios seis milhões de mestiços e 800 mil negros.
Destaque: três milhões eram criolos, ou seja, descendentes de espanhóis e 300 mil eram chapetones, ou seja, espanhóis.
Temos uma serie de rebeliões indiginas um destaque para Tupac Amarie(1789) essa rebelião foi liderada pelo inca José Gabriel; nessa rebelião tiveram 800 mil mortes.
Tem um problema os criollos tem acesso restrito aos cargos do governo, e estes eram vitimas do monopólio econômico. Esses criollos tem um ideais iluministas e liberais. Apoiam Felipe XII e são apoiados pela Inglaterra e os EUA.
Os Chpetones tem ideais mercantis, apoiam José Napoleão e tem o controle da administração.
Em 1810 começa a revolta. Os criollos começam a se organizar em juntas politicas com isso os criollos depuseram os chapetones dos cargos governamentais.
Em 1814 na Espanha houve a restauração dos burbons com essa restauração houve uma opressão com os colonos, por essa opressão houve o agravamento da guerra.
Simon Bolivar e José de San Mantin foram os lideres da guerra; estes fizeram a campanha de libertação essa campanha apresentou na pratica as Guerras de Independência Bolivar e Martins tiveram uma serie de êxitos.
Em 1824 houve a maior batalha que foi a batalha de Aycucho, essa batalha retrata a queda do Bastidão da Esp.
Bolivar acreditava no pan-americanismo, ou seja, uma América unida e forte porem esse sonho foi um fracasso por causa da opressão da Inglaterra e do EUA e também por causa das diferenças culturais.
Em 1824 Também houve a independência da América Central criando as Províncias Unidas da América Central; depois elas se separaram.
A independência mexicana foi por meio popular mais rural com a liderança de Miguel Hadalgo e Padre Morellos o objetivo era reformas sociais fim da escravidão e Iguldade de direitos.
Em 1821 Iturbide publica o Plano de Ayala que tem com objetivo Independência do México e Igualdade social.
Em 1822 Iturbide se proclama imperador comisso ele trai o movimento a reação foi revolta popular; ele fica no governo até 1824 quando se proclama a republica.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás