• Matéria: ENEM
  • Autor: larmarcia2nnyMassie
  • Perguntado 8 anos atrás

(ENEM) Quintino Bocaiúva, pouco antes da proclamação da República, disse: "Sem a força armada ao nosso lado, qualquer agitação de rua seria não só um ato de loucura... mas principalmente uma derrota de rua antecipada." A propósito da participação dos militares na Proclamação da República, pode-se afirmar que: a) o Republicanismo era um movimento uniforme, articulado em torno de proposições como a de uma aliança sólida e permanente com os militares. b) Silva Jardim e Benjamim Constant eram partidários de uma revolução popular, apoiada pelos militares, visando universalizar a cidadania. c) a pluralidade de propostas políticas e sociais existentes se traduzia em divergências variadas, como o papel dos militares na eclosão do movimento. d) revela o desinteresse de todas as lideranças do exército com relação à questão da cidadania, da adesão popular e da participação democrática. e) o Republicanismo brasileiro foi inspirado pelos EUA, onde os militares desempenharam um papel preponderante na criação do Regime Republicano.

Respostas

respondido por: gabi12pereira
60
resposta é a c)
 Os movimentos nas ruas não tinham a minima chance sem o apoio dos militares pois, os militares a mando do Rei ordenaria que parassem os "baderneiros".
Entretanto, cada grupo estava reivindicando por seus interesses, e no caso dos militares eles queriam o republicanismo para poderem chegar ao poder..
respondido por: evelynoli
4

Resposta:

c

Explicação:

Perguntas similares