• Matéria: História
  • Autor: ElianeTeofilo
  • Perguntado 9 anos atrás

Em nossas discussões abordamos a prática do anacronismo, da militância e do ato de julgar o passado e os sujeitos históricos. Assim, e tomando como referência as pontuações feitas, assinale a afirmativa correta:
ALTERNATIVAS

A função do historiador é julgar o passado. É sua atribuição emitir juízos de valor sobre as ações humanas. Isso para que os homens do presente e do futuro não repitam os erros de outrora.


A militância é uma prática a ser evitada pelo historiador, pois ela dificulta uma análise mais crítica e científica do passado. E é uma forma de imposição das visões do historiador sobre as pessoas.


Passado e presente não são tempos que dialogam. O estudo do passado deve ser feito unicamente para que tenhamos uma noção daquilo que já aconteceu, porém, sem almejar o estabelecimento de relações entre um tempo e outro.


Uma vez que o estudo do passado é também realizado em função de questões do tempo presente, os valores, as normas, a ética e os conceitos que pertencem à nossa sociedade devem orientar a nossa análise do passado. Fazer isso não é incorrer no anacronismo em História.


Uma importante ação da Ciência História é fornecer referências para a atuação da sociedade no que diz respeito ao tempo presente. Nesse processo devemos estimular nossos alunos ao julgamento dos protagonistas do passado. Dessa forma, estaremos ensinando os mesmos a evitarem a repetição de certos erros históricos.


Responder

Respostas

respondido por: Neilopes
3
respondi alternativa B- A militância é uma prática a ser evitada pelo historiador, pois ela dificulta uma análise mais crítica e científica do passado. E é uma forma de imposição das visões do historiador sobre as pessoas.
Perguntas similares