Para entender bem de neurotransmissores, é preciso antes compreender neurotransmissão. Através dessas trocas eletroquímicas entre neurônios é que o cérebro analisa e transmite toda a informação necessária para uma perfeita funcionalidade do organismo. Essas trocas são os chamados impulsos nervosos. Eles viajam através do corpo celular e pelo axônio. Quando o axônio chega ao fim, o impulso deve atravessar pela sinapse, uma área que separa essa terminação axonal do dendrito do próximo neurônio. Portanto, SINAPSE é o local por onde são transmitidos os sinais elétricos de uma célula a outra. Existem dois tipos de sinapses no organismo: química e elétrica.
Sobre a Sinapse Elétrica podemos afirmar:
I. Esse é um tipo de sinapse abundante no SNC e no SNP, sendo encontrada também no miocárdio, na musculatura lisa do intestino, em hepatócitos e em células epiteliais do cristalino.
II. Na sinapse elétrica a transmissão do impulso elétrico é feita diretamente entre as células por meio das junções GAP, essa junção é composta por proteínas de membrana que servem como canais de baixa resistência elétrica.
III. As sinapses elétricas possuem uma transmissão bem mais rápida do que as químicas (ela se dá por meio da emissão de impulsos elétricos). Outra coisa que se pode dizer é que as sinapses elétricas são bidirecionais e têm efeito de curta duração.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Todas as afirmativas estão corretas. CORRETA
d. Apenas a afirmativa III está correta.
e. Apenas a afirmativa II está correta.
Respostas
respondido por:
9
letra C. Todas as afirmativas estão corretas
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás