Em uma família o pai possui uma doença determinada por um alelo dominante. A mãe possui fenótipo normal quanto essa doença. O casal tem 4 filhos, dois homens e duas mulheres e só as mulheres têm fenótipos igual ao pai. A filha mais nova casou com um homem normal e teve uma filha normal. Monte o heredograma dessa família indicando os genótipos de todos.
Respostas
Do cruzamento entre os dois, resulta em:
100% e 100% .
Ou seja, todas as meninas são afetadas pelo alelo dominante, pois recebem um cromossomo X afetado do pai e um não afetado da mãe .
Genótipos:
Pai:
Mãe:
Filhos homens:
Filhas mulheres:
Homem normal marido da filha mais nova:
Filha do homem normal com a garota mais nova:
P.S.: usei a letra "D" para indicar o alelo dominante apenas para servir como exemplo; poderia ser qualquer outra letra.
A questão aborda herança ligada ao sexo. É importante lembrar de que esse gene não está presente no cromossomo Y e que o pai transmite sempre o cromossomo X às filhas. Logo, os indivíduos 5, 6 e 7 serão portadoras desse gene, já que herdaram o cromossomo X (com o gene) do pai.
Isso significa dizer que a mulher 7 possui um cromossomo X com o gene mutante e um cromossomo X com o gene normal ( podemos afirmar isso uma vez que a doença é rara).
Assim, sua filha (12) pode receber o cromossomo com o gene mutante ou o cromossomo normal (50% de probabilidade). O indivíduo 13 recebeu o cromossomo com o gene normal, pois ele (13) é normal. Se tivesse recebido o gene mutante, seria afetado como seu avô; logo, a probabilidade nesse caso é zero.
Resp.: DResposta:
Explicação: