• Matéria: História
  • Autor: hel3ebsolpaoli
  • Perguntado 9 anos atrás

De que modo o tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX contribuiu para as guerras e a pobreza atual do continente africano?

Respostas

respondido por: Henrique0400
296
Inicialmente o tráfico era feito com líderes de tribos africanas, na qual, vendiam prisioneiros de guerra a troca de trapos, espelhos, e outros materiais de baixo valor. Com o aumento da demanda de escravos nas colônias, os traficantes de escravos começaram a provocar conflitos entre as tribos africanas, além de promover batalhas com tribos que já eram inimigas, com o único propósito de aumentar a quantidade de escravos para serem vendidos. Num terceiro momento, os traficantes iam para o interior "caçar" novos escravos. Tudo isso contribuiu que acontecesse uma grande evasão de homens para fora da África, ocasionando a redução do potêncial de produção, os conflitos entre as tribos, enquanto sociedade e cultura foram fortemente destruídos. Portanto, atualmente em alguns locais da África ainda vemos conflitos, guerras, que são produtos de um passado não superado.
respondido por: EduardoPLopes
91

O tráfico de escravos promoveu o esvaziamento demográfico de diversas regiões da África, de modo que os mais saudáveis e fortes dentre os escravizados eram vendidos para trabalhar nas Américas, de modo que não era possível estabelecer outras atividades econômicas alternativas, tendo a prática enriquecido um pequeno número de famílias e trazido a miséria para a sociedade em geral.

Além disto ela aprofundou as disputas políticas entre as diferentes etnias do continente, dificultando, por exemplo,  os projetos de cooperação política e integração econômica que marcaram o desenvolvimento das Américas pós-colonização, criando rivalidades locais e isolacionismo em diversas regiões do continente.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622237

Anexos:
Perguntas similares