Respostas
Sim, durante a colônia existia trabalho infantil no Brasil. Para muitos, inclusive os representantes da Igreja Católica, aos 7 anos de idade uma criança já estava em transição para a idade adulta, caso fossem filhos dos escravos. Então, a eles eram atribuídas tarefas principalmente que diziam respeito à casa grande, como tarefas de limpeza.
Atualmente, o Brasil é signatário de diversos tratados internacionais que erradicam o trabalho infantil, conforme a Organização Mundial do Trabalho, permitindo somente a partir dos 14 anos na condição de aprendiz e dos 16 enquanto não for uma atividade insalubre.
Pode-se dizer que, de fato, existiu o trabalho infantil durante a época colonial e imperial, uma vez que não existia uma legislação sobre isso.
Além disso, por muitos séculos, a criança não era vista como alguém digno de cuidados especiais, logo, era submetida ao trabalho, como os adultos.
Trabalho Infantil na era colonial e imperial
Entre a época colonial e imperial o Brasil não possuía uma legislação própria para as crianças, de modo que o trabalho infantil não era uma prática proibida.
Outrossim, é válido ressaltar que os filhos das pessoas escravizadas eram obrigadas a executarem atividades, mesmo sendo muito jovens.
Portanto, é possível afirmar que o trabalho executado por crianças realmente existiu nessas épocas.
Para saber mais sobre o trabalho infantil, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/13635629
#SPJ3