O que poderia ter levado a obra samba a ser comparada com a mona Lisa? Qual é a gravidade de a pintura de Di Cavalcanti ter sido destruída?
Respostas
Samba é uma pintura de Emiliano “Di Cavalcanti” a mesma foi pintada no ano de 1925 e é considerada a obra mais importante do artista, assim como uma das melhores representações da cultura afro-brasileira no modernismo.
A tela retrata uma roda de samba, formada por seis sambistas, quatro homens em volta e duas mulheres no centro. No plano de fundo há a presença de morros e o céu azul com nuvens brancas.
Ambas as mulheres estão em pé e com um dos seios à mostra. Enquanto os homens, estão todos completamente vestidos, estando dois deles sentados. Um dos que está em pé, segura um violão, o outro aparenta estar realizando movimentos de dança. Todos os seis são negros e possuem cabelos pretos, com um traçado forte e rígido.
No dia 13 de agosto de 2012 o quadro infelizmente foi destruído durante um incêndio.
Devido sua importância histórica e relevância cultural, chegou a ser chamada de Monalisa brasileira.
A gravidade de sua perda está completamente ligada à sua importância, além disso não existe nenhum outro exemplar comparável, ficando totalmente fora de circulação. Sua perda é considerada irreparável, tanto por analistas como críticos do mercado de arte.