Respostas
Olá!
Possuem várias técnicas para a produção agrícola no semiárido, dentre elas:
- A irrigação, a principal técnica utilizada, em que utiliza água, normalmente, da captação nas barragens e açudes ou da construção de poços artesianos, possibilitando o cultivo nos períodos secos;
- A olericultura, que possibilita o uso de áreas inaptas para o cultivo, são feitos canteiros em que é possível produzir alimentos para subsistência, podendo produzir uma grande diversidade de alimentos atrelado a irrigação;
- O consórcio entre as plantas, que permite a produção de mais de uma espécie em mesma área;
- Até o uso de espécies produtoras que conseguem se adaptar as condições climáticas e necessitam de menos água, pode ser considerado uma das técnica.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Dentre as principais técnicas que contribuíram para o cultivo de alimentos no Semiárido brasileiro, podemos destacar:
rotação de culturas (alternância no cultivo de certas culturas) - que contribui para o fortalecimento do solo e manutenção dos principais nutrientes.
irrigação por gotejamento - promove eficiência no uso da água dos reservatórios ou cisternas nas propriedades das pequenas famílias de agricultores familiares.
cultivo de plantas em forma de consórcio (duas ou mais) - neste caso, o produtor pode escolher plantar o milho e feijão, observando o espaçamento indicado pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Desse modo, o solo fica cada vez mais fértil.
Até a próxima!