• Matéria: Biologia
  • Autor: Laryssa272
  • Perguntado 9 anos atrás

Que mudanças ocorrem no processo de transformação dos girinos em sapos e rãs adultos?


POR FAFOR! FAÇAM UM PEQUENO RESUMO OBRIGADA(O)

Respostas

respondido por: julia431
4
eles sofrem a metamorfose ... no caso do sapo as suas brânquias se fecham e eles passam a possuir a respiração pulmonar
respondido por: lucioflaviogfe70
0

Resposta:"O primeiro estágio de vida dos anuros é chamado de girino, caracterizado por viver na água. Essa fase de vida é, normalmente, herbívora, apresenta ausência de patas, possui uma cauda e brânquias, o que os torna semelhantes a peixes. Observa-se também um sistema de linha lateral que permite a captação de movimentos na água"

"À medida que o animal se desenvolve, surgem patas, pulmões, tímpanos e adequação do sistema digestório para a mudança da dieta, que passará a ser carnívora. Inicialmente, aparecem os membros posteriores e, em seguida, desenvolvem-se os membros anteriores. A cauda desse animal também regride, sendo reabsorvida."

"O pulmão forma-se e, com seu desenvolvimento, verifica-se o desaparecimento das brânquias. À medida que os pulmões se desenvolvem, o animal passa a ficar mais tempo na margem, garantindo a captação de oxigênio. Ao iniciar o desenvolvimento terrestre, a rã ainda é jovem. Esse animal, então, retornará à água quando adulto para se acasalar.

Percebe-se, portanto, que a metamorfose dos anfíbios anuros é complexa, envolvendo mudanças em diversos sistemas do corpo. Esse animal deixa de ser aquático, passando a utilizar oxigênio atmosférico, apresenta mudanças em sua locomoção e muda sua alimentação de herbívora para carnívora."

Explicação:

Perguntas similares