descreva o trajeto do alimento no tubo digestório indicando a ação dos orgaos anexos e local de digestão de cada nutrientes
Respostas
Com os dentes, o ser humano corta e tritura o alimento (digestão mecânica, da qual a língua tbm participa).Na saliva há a enzima amilase salivar ou prolina, q inicia a digestão do amido presente em todos os alimentos.
Após a mastigação, o alimento é engolido e passa pro esôfago, onde há uma pequena cartilagem q funciona como "válvula" (a epiglote), q fecha automaticamente a entrada da laringe (a glote) e impede q o alimento siga pelo sistema respiratório. (qnd vc está comendo algo e de repente se engasga, é pq o alimento se desviou do percurso original, ou seja, ele deixou de seguir para o estômago e foi direto pro sistema respiratório, aí dizemos q o alimento caiu no "goto"....
Do esôfago pro estômago, o alimento é transportado através de movimentos musculares, q são chamados de movimentos peristálticos ou peristalse. é no estômago q o alimento sofre a ação do suco gástrico. O alimento permanece no estômago de 2h a 4h e forma o quimo que passa para o intestino delgado( q É DIVIDIDO EM DUODENO, JEJUNO E ÍLEO).
No intestino delgado é produzido o suco intestinal, que contem as enzimas responsáveis pelas etapas finas da digestão.
No intestino grosso ocorre a etapa final da digestão onde é absorvido a agua contida nos alimento e o organismo finaliza o processo de digestão eliminado tudo aquilo que não foi aproveitado por meio das fezes.
Resposta:
O sistema digestório atua no processamento do alimento, garantindo a absorção dos nutrientes importantes para o corpo.
O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes.
O bolo alimentar segue para a faringe, para o esôfago e atinge o estômago, onde sofre a ação do suco gástrico e transforma-se em quimo.
O quimo chega ao intestino delgado e sofre a ação de secreções produzidas pelo próprio intestino delgado, pâncreas e fígado. No intestino delgado, ocorre grande absorção de nutrientes.
No intestino grosso, há a formação das fezes, que são eliminadas para o meio externo pelo ânus.
Explicação:
Quando o alimento é ingerido, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Durante o percurso, o bolo alimentar sofre a influência de órgãos e enzimas, que ajudam a extrair dele os nutrientes necessários.