• Matéria: História
  • Autor: Mariih1216
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importância do ecumunismo para o respeito a diversidade religiosa?

Respostas

respondido por: kay47
53
o ecomunismo pode contribuir para aproximar as diferentes linhas de pensamentos de uma mesma filosofia religiosa
respondido por: viviheloa1706
10
Ecumenismo, segundo o Dicionário Eletrônico Aurélio, tem estes significados: 
“1. Nos primórdios do cristianismo, todos os povos a quem se deveria dirigir a pregação do Evangelho. 
2. Rel. Movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente, na Igreja Católica, originado da crença de terem uma identidade substancial a doutrina e a mensagem de Cristo. [Cf. irenismo.]” 

A união verdadeira desejada por Deus só é possível dentro da igreja corpo espiritual de Cristo. 
“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” (Efésios 4,1-4) 

Por isso denominações cristãs devem se apoiar entre si (Marcos 9:39; Lucas 9:50). 

Mas não se pode apoiar “'ecumenismo” em seu sentido mais amplo, da total unificação religiosa, baseada na visão que reconhece acertadamente que só existe um único verdadeiro Deus, mas que propaga erradamente que "todos os caminhos levam a Deus", fazendo mentiroso Jesus Cristo, que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6). Jesus não disse que é um dos caminhos, ele disse que ele é O caminho. 

O apóstolo João escreveu: “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:10-12) 

Jesus também disse: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12:30) 

Por isso, as orações feitas neste ecumenismo não exclusivamente cristão, que não sejam de arrependimento e conversão ao Senhor Jesus Cristo, não serão ouvidas por Deus. 

Paulo escreveu o seguinte aos cristãos coríntios: 
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 
E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” 
(2 Coríntios 6:14-18) 

Pouco antes do Juízo Final, a igreja de Jesus será advertida a se separar da religião mundial liderada pela Babilônia espiritual ecumênica: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” (Apocalipse 18:4) 

Realmente, o ecumenismo fora da união interdenominacional é perigoso, pois pode rachar um grupo religioso inteiro, o que será lamentado inclusive por ecumenistas, como aconteceu há anos atrás na Igreja Metodista no Brasil, e olha que o ecumenismo metodista restringia-se somente ao relacionamento ecumênico de metodistas com católicos.
Perguntas similares