• Matéria: História
  • Autor: Dada9navatoelavicto
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais eram as origens da autonomia pernambucana diante da coroa lusitana ?

Respostas

respondido por: Regiane1jdj
4
A Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, devido a importância que os mesmos tiveram em sua organização e divulgação, foi um movimento separatista contra a Coroa Portuguesa que ocorreu em 1817 na capitania de Pernambuco.

Pernambuco possuía uma longa tradição de buscar a solução de seus problemas com recursos próprios, desde a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro em 1654, após nove anos de guerra com pouco apoio dos portugueses. O contato com a administração holandesa, que permitia certa autonomia comercial e cultural, somada à vitoriosa luta contra estes, tornou o povo pernambucano particularmente orgulhoso e receptivo às ideias de liberdade e respeito aos seus méritos, julgando-se com direito de contestar em diversas ocasiões a autoridade do governo português, como na Guerra dos Mascates(1), em 1710.

No início do século XIX, a cidade Olinda e a vila Recife somavam mais de 40 mil habitantes, um conjunto urbano grande para a época. Pernambuco possuía um porto muito movimentado em Recife, alguns povoados e vilas com um comércio ativo, muitas plantações de cana e algodão, além de centenas de engenhos que fabricavam açúcar.



joaopdr: que legal interessante
respondido por: ubiracysoares
2
em 1630 e 1654 a capitania foi governada pelos holandeses. foram expulsos pelos pernambucanos, que, em vez de proclamar independência, optaram por voltar a ser colonia de Portugal. Ao fazer isso, eles se sentiram senhores de seu próprio destino. Pernambuco estaria submetida a coroa por opção.
Perguntas similares