Segundo Emanuel (2010), na perspectiva de Wallon, “as propostas educacionais deveriam ser conduzidas de maneira que toda aptidão pudesse ser orientada, cultivada segundo sua natureza, de forma que o ensino recebido fosse uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função que poderia oferecer-se mais tarde. [...] atribuiu à escola, como função primordial, dar acesso à cultura visando o cultivo das aptidões, pois só podem exercer as disposições que constituem o homem completo – compreender, ponderar e escolher – aqueles aos quais for dado a conhecer a cultura de seu tempo.“ (EMANUEL, p. 163, 2010). Assim, para esse autor, o papel do educador é:
sobretudo, de um facilitar do ensino, especialmente, aquele ensino que se refere aos aspectos relacionados a motricidade.
sobretudo, de um facilitar do ensino, especialmente, aquele ensino que se refere aos aspectos cognitivos: atenção e memória.
sobretudo, de um observador que cria oportunidade e situação para que a criança se desenvolva integralmente: intelectual, afetiva, física e socialmente.
sobretudo, de um observador da aprendizagem, especialmente da aprendizagem dos aspectos relacionados a cognição: atenção, memória e pensamento.
sobretudo, de um promotor da aprendizagem, especificamente, dos aspectos relacionados a motricidade: movimento, predominância lateral e esquema corporal
Respostas
respondido por:
37
sobretudo, de um observador que cria oportunidade e situação para que a
criança se desenvolva integralmente: intelectual, afetiva, física e
socialmente
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás