Respostas
respondido por:
1
história política de Roma está dividida em três períodos: Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.), República (509-27 a.C.) e Império (27 a.C.-476 d.C.). Cada período da história romana possui características próprias, que demonstram a evolução geoeconômica e política dessa sociedade.
Nos primeiros tempos, antes da dominação etrusco, Roma assemelhava-se à antiga sociedade grega, ou seja, baseava-se na organização em comunidades gentílicos. O regime gentílico se estruturava em torno dos GNES, que reuniam famílias identificadas por laços de consangüinidade e religião. Não havia a propriedade privada da terra - esta pertencia à comunidade.
A autoridade máxima de cada grupo era exercida pelo “Petter familias” (o pai-chefe familiar). Com a dominação etrusco, iniciou-se o processo de desagregação da antiga organização em comunidades gentílicos. A expansão do comércio provocou o desenvolvimento das cidades e o aumento do número de habitantes.
Roma transformou-se em um grande centro urbano e começaram a surgir as desigualdades sociais entre a população. A divisão do trabalho deu origem ao processo de apropriação privada da terra por parte dos chefes das famílias gentílicos – os "Petter". Os agregados em torno dos "Petter" mantinham seu nome e suas tradições, formando a aristocracia romana.
Juancarvalhal:
muito obrigado Camila ! sua linda me ajudou bastante , sou grato por sua ajuda
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás