Leia o texto a seguir:
Pessoas certas e… dinheiro no bolso?
Vitor sempre viu a dificuldade das empresas lidarem com a parte contábil, quando consultor. Na Mind On, os desafios ficaram ainda mais claros quando sentiu a burocracia na pele. As altas taxas e as etapas longas o frustravam por serem quase estritamente manuais e off-line, o que permitia mínimo controle.
PERCEBENDO A OPORTUNIDADE DE AUTOMATIZAR UM PROCESSO ARCAICO, SE ENFURNOU NA FIRMA DE CONTABILIDADE DE UM AMIGO POR UM MÊS PARA OBSERVAR A DINÂMICA DO SETOR.
Mas Vitor não era especialista nem em contabilidade, nem em sistemas. Também não tinha capital para dar os primeiros passos, quanto mais casado, com uma filha de 10 anos, e a segunda a caminho. Escutou muitos “não” e “esquece isso”, de várias pessoas, mas ele sabia onde queria chegar. Só precisava de gente que topasse a aventura com ele.
Errou nessa escolha duas vezes, até se unir a Fabio, que comprou a ideia com muito entusiasmo. “Encontrar um desenvolvedor é fácil, mas o mais importante é encontrar um sócio desenvolvedor. E, aqui, está a grande diferença: sócio! Não digo na questão societária apenas, mas no comprometimento, na paixão pelo produto e em mudar a vida de milhares de micro e pequenos empresários no Brasil”, ele conta.
Por muito tempo, a Contabilizei sobreviveu com as economias da família. Vitor havia vendido sua parte da Mind On e seguiu em frente sem nenhuma remuneração. Foram mais de 12 meses sem dinheiro nenhum entrar, até receberem um investimento da Curitiba Angels em 2014. Foi só a cereja do bolo para o negócio começar a decolar.
Um modelo campeão
O modelo apostou em fornecer todos os serviços de um escritório de contabilidade tradicional – cuja contratação é obrigatória segundo a legislação brasileira –, mas na nuvem e com maior transparência.
Os clientes têm acesso em tempo real a relatórios e balanços e contam com suporte de contadores e especialistas, além de gerar guias de impostos on-line, notas fiscais eletrônicas e enviar alertas sobre datas de vencimentos. E como tudo é digital, os planos também são bastante acessíveis: “conseguimos repassar o ganho que temos em redução de custos para o cliente e democratizar o serviço”, conta Vitor.
Com isso, a Contabilizei consegue atender até 60 vezes mais MPEs que uma firma comum e gerar uma economia de até 90% em serviços contábeis, facilitando a vida de empreendedores. Dessa forma, eles mantêm suas empresas regularizadas, mas ainda têm tempo de focar no que importa: fazê-las crescerem!
(Fonte: Endeavor. Na contramão da crise: uma aventura que cresce 700%. 2016. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2016).
Buscando elementos do trecho do texto anterior e, com base nas competências exigidas pelo mercado, descreva quais competências fizeram Vitor conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
Respostas
respondido por:
5
No comprometimento, na paixão pelo produto e em mudar a vida de milhares de micro e pequenos empresários no Brasil
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás