• Matéria: Ed. Física
  • Autor: suzanafanini
  • Perguntado 8 anos atrás

Falar sobre um esporte equivale a discutir as circunstâncias históricas que levaram à sua criação e desenvolvimento, ou a importância do esporte na formação e desenvolvimento de um determinado grupo de pessoas, ou ainda as relações entre o esporte e os fenômenos sociais, como, por exemplo, as relações de poder do mundo moderno, entre homens e mulheres, entre corporações e trabalhadores, entre tradição e modernismo, entre liberdade e coerção.
Após sua criação, em uma época em que muitos acreditavam que os esportes de contato não eram apropriados para as mulheres, por exemplo, o basquetebol tornou-se uma interessante alternativa. Pouco tempo depois de sua invenção o jogo já era popular entre as mulheres em todo o país, especialmente nas universidades.

A discussão histórica e de gênero apresentada acima deve ser tratada em aulas de educação física enquanto temática. Nesse sentido o estudo histórico dos esportes nas aulas de Educação Física na escola serve a:

a)
Transmissão acrítica das informações registradas ao longo do tempo.
b)
Análise comparativa dos momentos históricos registrados para elaboração de novas regras com o intuito de melhorar qualitativamente o desempenho dos atletas.
c)
Análise crítica de situações históricas registradas para reflexão por parte dos alunos com o intuito de construir novas possibilidades de vivências do esporte.
d)
Manutenção dos registros históricos a fim de informar a posteridade sobre acontecimentos do passado.
e)
Exercício de memorização para cobrança de conhecimentos em avaliações externas e internas.

Respostas

respondido por: luquinhajn
4
Letra C -Análise crítica de situações históricas registradas para reflexão por parte dos alunos com o intuito de construir novas possibilidades de vivências do esporte.
Perguntas similares