• Matéria: História
  • Autor: Joaodrivers
  • Perguntado 8 anos atrás

Resposta Pequena....

Qual foi a consequência da prática política norte-americana para os indígenas do território e para os Estados Unidos?

Respostas

respondido por: falarodrigo
4
Prezado,

A política norte-americana tinha por base a ideia da "doutrina do destino manifesto", que pregava haver vontade divina para que os Estados Unidos da América civilizassem a América. Nesse sentido, a expansão territorial era algo natural e desejado, consolidando o capitalismo permitindo o acesso às matérias-primas, bem como a criação de novos mercados consumidores dos produtos industrializados estadunidenses.

Nesse sentido, os indígenas eram vistos como um empecilho para a concretização destes objetivos. Esse conflito foi agravado com a Lei do Povoamento, de 1862, que oferecia terras no Oeste a baixo custo para quem as ocupasse e as cultivasse. Uma enorme quantidade de estrangeiros vieram para aproveitar essa oportunidade.

Contudo, essas terras não estavam abandonadas. Elas pertenciam aos indígenas, mas esse grupo étnico não tinha direito à cidadania. Desse modo, o governo dos E.U.A. vendeu as terras sem qualquer preocupação em conhecer a opinião dos verdadeiros donos.

Para garantir que esse absurdo ocorresse, os povos nativos foram sistematicamente exterminados (assassinados), tanto pelos colonos quanto pelo exército. Para isso, os donos de grandes empresas de construção de estradas de ferro pagavam atiradores para matarem a maior quantidade de bisões que pudessem. Algumas vezes, as peles desses animais eram aproveitadas. Na maior parte das vezes, o objetivo principal e único era eliminá-los, pois esses bisões eram o principal alimento dos indígenas. Assim, muitas tribos morreram de fome.

O exército usava armas modernas para exterminar milhares de indígenas, resultando em terras vazias nas quais os colonos podiam viver. Outro recurso utilizado era entregar aos índios roupas e cobertores  para o inverno usadas antes por pessoas com doenças epidêmicas, como o tifo, a tuberculose, a gripe, a varíola, entre outros. Como os nativos não apresentavam imunidade ou maior resistência para essas enfermidades, era comum que tribos com mais de duas mil pessoas fosse reduzida a  algumas dezenas ou menos em poucas semanas após a disseminação das epidemias.

Enfim, sugiro que leia o livro "Enterrem meu coração na curva do rio", escrito por Dee Brown.

Bons estudos!

Anexos:
respondido por: witoria53
2

Resposta:

Era pra ser uma resposta pequena

Perguntas similares