• Matéria: Geografia
  • Autor: gigiteen319gmailcom
  • Perguntado 9 anos atrás

relacione zonas econômicas especiais (ZEEs) e o acelerado desenvolvimento econômico chinês.

Respostas

respondido por: robertakevenny
22
A criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) da China foi uma das principais medidas adotadas pelo governo do país para promover a abertura econômica.

As Zonas Econômicas Especiais, nesse sentido, consistem em áreas especificamente destinadas para o direcionamento da atividade industrial a partir do oferecimento de vantagens para atrair investimentos estrangeiros. Os principais objetivos das ZEEs eram alavancar a produção industrial da China – que se encontrava em crise desde a década de 1960 – e fortalecer o volume total de exportações. Tais metas foram cumpridas com elevado sucesso e podem ser consideradas como um dos principais meios pelos quais o modelo chinês apresentou um grandioso sucesso em termos econômicos, tornando o Produto Interno Bruto (PIB) do país o segundo maior do planeta.

Outra característica das Zonas Econômicas Especiais é o fator empregatício, haja vista que a instalação das fábricas e indústrias estrangeiras demandou uma grande quantidade de mão de obra, qualificada e não qualificada. Além disso, todas as empresas estrangeiras que desejassem instalar-se no território da China deveriam associar-se com uma empresa local, estatal ou não, em uma prática conhecida na economia como Joint Venture.

Espero ter ajudado Bjjs <3 




gigiteen319gmailcom: conseguiu me ajudar sim.... grata
Perguntas similares