Respostas
respondido por:
304
Há um importante nexo entre a vida social e política na Mesopotâmia. Destaca-se nesse contexto um papel muito importante do palácio real na cidade mesopotâmica. A fonte de poder do soberano deriva de uma rede de relações que envolve variados grupos sociais e econômicos e uma complexa hierarquia social, de tal forma que o exercício do poder politico do soberano legitima os diversos grupos e hierarquias sociais e, ao mesmo tempo, as atividades desses grupos de alguma forma fortalecem o poder do soberano.
brenobbl:
muito obrigado
respondido por:
40
A vida social na Mesopotâmia era classificada por um sistema hierárquico de sete classes, não havendo possibilidade de ascensão de uma classe para a outra.
No topo ficavam os nobres e os sacerdotes, abaixo deles os militares e na base os artesãos, comerciantes, camponeses e escravos, que produziam virtualmente tudo aquilo que era cotidianamente consumido pelos mesopotâmicos.
Já a vida política era baseada na autoridade religiosa, sendo o rei mesopotâmico visto como alguém que tinha contato privilegiado com os deuses - ou, em parte, ele mesmo um deus -, de modo que as estruturas políticas obedeciam a um modelo teológico forte.
Mais sobre a Mesopotâmia em:
https://brainly.com.br/tarefa/15185028
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás