Respostas
respondido por:
3
A republica do cafe com leite consiste em um período histórico nacional, do qual, abrange um contexto politico e econômico. A economia girava em torno do sudeste, são paulo com seu pólo urbano e agricultura cafeeira e exportadora (basicamente ela movia a economia do pais) e minas gerais como pólo no leite e as minas com seus minerios (apesar de n ter tanta força quanto o período colonial ela ainda era bem expressiva) e até um pouco de café também.
A republica havia sido recém instaurada no Brasil, e os habitantes não possuíam educação política para compreender com totalidade seus direitos e deveres dentro da republica, ao contrario do q mts pensam a republica foi dada quase em um susto, a população ficou sabendo da proclamação poucos dias antes della de fato ocorrer. Os poucos q tinham noções politicas eram os mais abastados e os militares, q foram quem articulou a entrada da republica vendo a fragilidade do regime anterior.
Com esse analfabetismo politico, os grandes agricultores, que eram a elite a época, se tornaram os famosos "coronéis" que em troca de proteção do cidadão, requisitavam voto, assim criando o então curral eleitoral, que consistia na compra de votos.
E chama-se cafe com leite pq são Paulo e minas gerais "revesavam" a candidatura no poder assim deixando sua "superioridade" constante, e protegendo os próprios interesses.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás