a teologia da libertação estabelece uma nova prática social e política para determinados setores da igreja. que prática é essa?
Respostas
A Teologia da Libertação promove a releitura das Sagradas Escrituras, do ponto de vista dos oprimidos. Ela surgiu em um contexto de problemas sociais, concentração de renda e dos regimes ditatoriais na América Latina
Teologia da Libertação
A Teologia da Libertação surgiu dentro da Igreja Católica por volta de 1960. Promovia a crítica social, auxiliava a população pobre e auxiliava a luta dos oprimidos por direitos. Essas ações iam contra os interesses da elite econômica, da ditadura, do Estado e da hierarquia católica.
A Teologia da Libertação surgiu na América Latina e tem como principais representantes Leonardo Boff (Brasil), Juan Luis Segundo (Uruguai) e Gustavo Gutiérrez (Peru). Essa interpretação é criticada, principalmente, por utilizar o marxismo como base teórica.
Sofreu com a oposição dos tradicionalistas e a Igreja a considera como uma doutrina herética e incompatível com o catolicismo. Porém, os teólogos adeptos dessa interpretação ainda se reúnem em fóruns, apesar do movimento ter perdido força.
Leia mais sobre a Ditadura: https://brainly.com.br/tarefa/1168918
#SPJ2