• Matéria: História
  • Autor: luanagm02
  • Perguntado 9 anos atrás

a teologia da libertação estabelece uma nova prática social e política para determinados setores da igreja. que prática é essa?

Respostas

respondido por: thaa141
23
É Umma corrente de pensamento que interpretam os ensinamentos de Jesus Cristo em termos de uma libertação de injustas condições econômicas, políticas ou sociais. Ela foi descrita, pelos seus proponentes como reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, em vista dos problemas sociais,mas, seus oponentes a descrevem como marxismorelativismo materialismo cristianizado.
respondido por: Guimasf
1

A Teologia da Libertação promove a releitura das Sagradas Escrituras, do ponto de vista dos oprimidos. Ela surgiu em um contexto de problemas sociais, concentração de renda e dos regimes ditatoriais na América Latina

Teologia da Libertação

A Teologia da Libertação surgiu dentro da Igreja Católica por volta de 1960. Promovia a crítica social, auxiliava a população pobre e auxiliava a luta dos oprimidos por direitos. Essas ações iam contra os interesses da elite econômica, da ditadura, do Estado e da hierarquia católica.

A Teologia da Libertação surgiu na América Latina e tem como principais representantes Leonardo Boff (Brasil), Juan Luis Segundo (Uruguai) e Gustavo Gutiérrez (Peru). Essa interpretação é criticada, principalmente, por utilizar o marxismo como base teórica.

Sofreu com a oposição dos tradicionalistas e a Igreja a considera como uma doutrina herética e incompatível com o catolicismo. Porém, os teólogos adeptos dessa interpretação ainda se reúnem em fóruns, apesar do movimento ter perdido força.

Leia mais sobre a Ditadura: https://brainly.com.br/tarefa/1168918

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares