1. Apresentação do caso
Uma paciente de 82 anos foi visitada em seu domicílio por um profissional da equipe de saúde da família. Tratava-se de uma visita de rotina para verificar o controle da hipertensão arterial.
O profissional confirmou que a paciente utilizava regularmente os medicamentos prescritos (furosemida, pela manhã, e enalapril, duas vezes por dia) e que a pressão arterial era 120/80 mmHg.
Exceto pelas varizes de membros inferiores e “dor de artrose na coluna”, a idosa não tinha queixas.
Ela cuidava sozinha da sua casa, onde nasceram seus 8 filhos! No fim da visita, ela ainda serviu ao profissional um delicioso cafezinho, que fez na hora no fogão à lenha. Era ali que ela preparava diariamente, sozinha, seu “arroz com feijão e um pedacinho de carne”.
O profissional voltou à UBS encantado com aquela idosa “baixinha e independente” e estava contente por perceber que, mesmo aos 80 anos e sem muitos recursos financeiros, ainda é possível ter uma vida relativamente saudável e de boa qualidade.
No mês seguinte, a visita foi realizada por outro profissional que, recentemente, havia terminado um treinamento em gestão da saúde do idoso.
Para a visita, ele utilizou um check-list que havia elaborado durante o curso e que conferia alguns problemas comuns em idosos.
No seu relato à equipe, ao retornar à UBS, ele listou os seguintes problemas: possível iatrogenia medicamentosa, incontinência urinária por múltiplas causas, provável osteoporose, hipotensão postural com risco de quedas e fraturas, doença pulmonar obstrutiva crônica, dispneia aos médios esforços provocando limitação importante para realizar atividades instrumentais da vida diária.
O que teria acontecido entre as duas visitas, para a situação mudar tanto?
O treinamento permitiu ao 2º profissional identificar problemas que estavam ocultos, não identificados previamente pela equipe.
O 2º profissional deve ter feito uma confusão e entregou por engano o relatório de outra visita domiciliar.
O treinamento do 2º profissional não foi adequado. Ele recebeu um check-list sem o devido treinamento e acabou identificando muito mais problemas do que realmente existiam.
Neste intervalo de 30 dias ocorreram problemas de saúde que desencadearam todas as modificações observadas pelo 2º profissional.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: "O treinamento permitiu ao segundo profissional idênticas problemas
Que...."
Que...."
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás