Como são construídas as representações sociais de corpo feminino no futebol brasileiro? Será que ainda podemos falar em estigmas de corpo feminino nessa prática esportiva? O que significa "masculinização da mulher", num tempo onde as fronteiras entre os gêneros estão constantemente borradas?
(GOELLNER, S. V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 19, n. 2, p. 143, abr./jun. 2005). Em relação a essas problemáticas, marque o que for incorreto.
A -Culturalmente, o futebol feminino denota baixa visibilidade, dado que sua realização é condicionada aos jogos pan-americanos, jogos olímpicos e copa do mundo. Nesse aspecto, a seleção brasileira de futebol, quase foi destituída oficialmente. Portanto, o futebol feminino é pouco valorizado no cenário esportivo nacional.
B- As mudanças ocorridas no âmbito legislativo em favor da mulher no futebol trouxeram também modificações positivas no espaço social em que ela vivia e realizava sua prática esportiva (tendo como referência o futebol).
C- A inserção da mulher no futebol pode ser entendida como atividade transgressora na medida em que ela fez valer suas aspirações e desejos, inserindo-se em um universo tradicionalmente caracterizado como masculino.
D- Pode-se afirmar que o futebol feminino, no Brasil, ainda é marcado por representações e estigmas do corpo feminino, os quais são amparados por preceitos de dominação masculina.
E- Ao mesmo tempo em que se observam preconceitos em relação à mulher pelo suposto traço masculinizante do futebol, nota-se sua aceitação por meio da erotização de seu corpo nos estádios, outdoors e programas televisivos, como uma das estratégias de mercado para angariar recursos.
Respostas
respondido por:
2
alternativa D,bpela lógica
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás