A Revolução Industrial foi um marco para a sociedade humana. A consolidação do capitalismo gerou, enquanto mudança econômica, um efeito planetário. Algo jamais visto na história humana pela sua proporção e relevância. As relações de produção iriam se alterar além do ambiente, onde a indústria fundada na maquinofatura se instalou. Muito além da Inglaterra, da Europa, o mundo foi afetado pela rede de integração promovida pela economia industrial. A racionalidade, o significado do conhecimento e o avanço tecnológico alteraram a vida humana, a forma do próprio ser humano se perceber. O Racionalismo e o Iluminismo são expressões e agentes deste novo mundo fundado no capitalismo.
O liberalismo, enquanto corrente do pensamento político e econômico, foi um desdobramento do Racionalismo e do Iluminismo. Um dos pioneiros liberais foi John Locke. O pensador inglês considerava que o ser humano é um animal que necessitava ser “domesticado”, civilizado. Para ele, educar para o convívio de respeito às leis e cultuar bons valores permitiria a construção de uma sociedade melhor.
Assinale a alternativa correta em relação ao liberalismo enquanto doutrina política e econômica.
ALTERNATIVAS
O liberalismo valoriza a crença em um Deus único e o considera como princípio vital para o desenvolvimento de um convívio social seguro e estável. Para os liberais, o cristianismo é a única forma teológica de garantir a paz social.
O liberalismo não admite a liberdade plena, por mais que a definição não expressa suas restrições. Ser liberal é ter o princípio da fraternidade religiosa como lema.
O ser humano, para Locke, assim como para todos os liberais, é cheio de vícios. Raramente, ele tem a capacidade de agir de forma racional. Seria, segundo o pensador liberal, impossível educar e civilizar o ser humano plenamente.
Todo o liberal defende a teoria do poder divino. Consideram o rei como principal agente da paz. Assim como Hobbes, Locke defende a autoridade absoluta e intervencionista da monarquia como solução para os problemas dos conflitos sociais.
Locke considera o ser humano capaz de ser civilizado. Ele é um "papel em branco". As boas práticas devem ser ensinadas. A liberdade é uma condição de uma sociedade racional e organizada para o benefício da comunidade.
Respostas
respondido por:
12
Locke considera o ser humano capaz de ser civilizado. Ele é um "papel em branco". As boas práticas devem ser ensinadas. A liberdade é uma condição de uma sociedade racional e organizada para o benefício da comunidade.
respondido por:
2
Olá!
A última alternativa está correta.
Partindo deste ponto, observamos que o pensamento acerca do liberalismo, parte do pressuposto que a organização da sociedade deve pertencer a civilização e a busca por melhores condições.
Atualmente, o liberalismo parte de uma perspectiva mais ampla, a favor da privatização dos serviços em prol da economia do país, e, a mínima intervenção estatal, que para os adeptos dessa concepção não avançam a sociedade em nível internacional, principalmente nos dias de hoje onde a posição econômica do país depende de sua evolução tecnológica.
Até mais!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás