• Matéria: História
  • Autor: 16brainly14sq
  • Perguntado 9 anos atrás

defina o significado do termo republica de bananas

Respostas

respondido por: denicio99976558
1

Em um artigo para marcar o início do período de 100 dias que antecede os Jogos Olímpicos, o jornal britânico The Guardian afirmou nesta semana que o Rio de Janeiro “entra na reta final olímpica parecendo mais uma clássica república de bananas do que uma economia emergente moderna a ponto de assumir seu lugar entre as principais do mundo".

A publicação enumera no texto alguns problemas do Brasil, como a queda drástica do PIB, o processo de impeachment e os escândalos de corrupção, e locais, como a poluição na Baía da Guanabara, a morte de 11 trabalhadores nas construções olímpicas e a queda de parte da ciclovia Tim Maia.

Mas, de onde veio a expressão “república de bananas” – trocada na versão online do artigo por "uma república latino-americana da velha escola" –, usada de forma pejorativa para se referir a países da América Latina e Caribe? A resposta passa pelo histórico de violência da região.


denicio99976558: Ficção que virou realidade
O termo foi cunhado pelo escritor americano William Sydney Porter, conhecido como O. Henry, no conto O Almirante, de 1904
denicio99976558: A história do conto se passa na Anchuria, país fictício descrito pelo autor como “uma pequena república de bananas”. Acredita-se, porém, que Porter tenha se inspirado em Honduras, onde morava quando escreveu a história.
denicio99976558: À época, o uso dessa fruta em particular para rotular países inteiros tinha uma base real.
denicio99976558: “Até o fim do século 19 e começo do século 20, as empresas americanas, sendo que a mais simbólica era a United Foods (hoje Chiquita), começaram a fazer plantações de bananas em série e criariam enclaves modernos em repúblicas da América Central”, disse à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, o historiador Luis Ortega, professor da Universidade de Santiago do Chile.
respondido por: leosuperstar
1
É um termo pejorativo para um pais, normalmente latino americano, politicamente instável, submisso a um pais rico frequentemente com um governado corrompido e opressor
Perguntas similares