Com o desenvolvimento do capitalismo e a busca de aprimorar a produção e gerar riqueza, surge o “pragmatismo” enquanto método de análise. Entender a vida em sociedade pelas suas necessidades concretas, físicas, materiais e produtivas. A eficiência do sistema econômico está relacionada ao aprimoramento do ser humano para uma produção econômica, uma eficiência e uma técnica mais adequada à produção de riqueza. Ser produtivo é fundamental para esta linha de pensamento.
Adam Smith é considerado um dos mais importantes pensadores econômicos e um pragmático. Para ele, a divisão do trabalho está associada diretamente ao desenvolvimento das máquinas. Juntas, elas aprimoraram o processo produtivo e geraram eficiência na produção da riqueza:
Apenas observarei que a invenção de todas aquelas máquinas pelas quais o trabalho é tão facilitado e abreviado parece ter sido originalmente devida à divisão do trabalho. Os homens tendem sempre a descobrir métodos mais fáceis e imediatos de atingir qualquer objetivo, quando toda atenção de suas mentes é dirigida para aquele único objetivo, e não quando está dissipada em meio à grande variedade de atividades (SMITH, 2010, p. 23).
Na citação de Adam Smith e na abordagem feita pelo enunciado da questão, é possível perceber a importância do aprimoramento das técnicas de produção em relação à divisão do trabalho. Dessa forma, assinale a alternativa que melhor relaciona a preocupação com as ações práticas e a citação de Smith sobre a divisão do trabalho e aprimoramento das máquinas nas indústrias.
ALTERNATIVAS
As empresas capitalistas se preocupam em dar atividades diversificadas aos seus funcionários, porque consideram a produtividade. A lógica está em quanto menos especialidade uma pessoa desenvolve, mais produtiva ela é.
A divisão do trabalho leva ao aprimoramento dos meios de produção para atender uma determinada necessidade objetiva. Smith defende o pragmatismo neste sentido. A busca de resultado no capitalismo está diretamente ligada a divisão do trabalho, especialização do trabalho e aprimoramento dos meios de produção das máquinas.
Quanto mais se divide o trabalho, mais improdutivo é o trabalhador. Para Adam Smith, estamos destruindo a vida humana e promovendo a perda de riqueza ao especializarmos o trabalhador. A produção pragmática está em dar ao ser humano uma formação mais humana e menos técnica.
O aprimoramento do capitalismo não se combina ao se tentar aprimorar as máquinas fundadas na divisão do trabalho. A relação de produção capitalista é subjetiva, depende da natureza, vontade de cada trabalhador.
É possível notar a crítica que Adam Smith faz à produção especializada. Ele elogia as sociedades que ainda mantém a produção artesanal. Segundo ele, a habilidade do trabalhador não pode ser sobrepujada pelas máquinas. O trabalhador é o elemento criativo da produção.
Respostas
respondido por:
12
Letra B - A divisão do trabalho leva ao aprimoramento dos meios de produção para atender uma determinada necessidade objetiva. Smith ...
ademirjosemelo:
Também respondi a alternativa B
respondido por:
5
De acordo com o material a resposta correta seria a segunda alternativa: A divisão do trabalho leva ao aprimoramento dos meios de produção para atender uma determinada necessidade objetiva. Smith defende o pragmatismo neste sentido. A busca de resultado no capitalismo está diretamente ligada a divisão do trabalho, especialização do trabalho e aprimoramento dos meios de produção das máquinas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás