Respostas
As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
Sistema de membrana: separam os diversos processos metabólicos por conta do direcionamento das moléculas absorvidas e das diferenças enzimáticas entre as membranas (que formam diversos compartimentos). Essa separação de atividades permite às células eucariontes maior eficiência e tamanho.
Cromossomos e DNA: maior quantidade de DNA, e seus cromossomos apresentam histonas e ficam separados do citoplasma pelo envoltório nuclear.
Citoplasma: é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas). Pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como gotículas lipídicas e glicogênio. O espaço entre esses compostos é preenchido pela matriz citoplasmática ou citosol.
Citosol: contêm moléculas de água e diversos íons, aminoácidos, enzimas que têm papel na síntese e degradação de carboidratos, ácidos graxos, aminoácidos e outras substâncias. Também estão contidos no citosol monômeros de proteína que são construtores de estruturas como microtúbulos e filamentos de actina (componentes do citoesqueleto, que dá forma às células eucariontes, participa dos movimentos celulares e mantém as organelas em seus respectivos lugares).
Membrana plasmática: separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.
Organelas celulares:
• Núcleo: contém o DNA celular e controla as atividades da célula por meio dos genes;
• Nucléolos: localizam-se no interior do núcleo, onde há a síntese de ribossomos;
• Mitocôndrias: sua principal função é a de liberar energia gradualmente, das moléculas de glicose e ácidos graxos – processo de que resultam a liberação de calor e, principalmente, moléculas de ATP (adenosina-trifosfato);
• Vacúolos: são estruturas que armazenam substâncias diversas;
• Leucoplastos: armazenam amido;
• Complexo de Golgi: formado por diversas vesículas achatadas e circulares e relacionado com a síntese de carboidratos;
• Peroxissomos: caracterizados pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio, de acordo com a reação RH2 + O2 -> R + H2O. Também possuem a maior parte da catalase celular (enzima que converte peróxido de hidrogênio em água e oxigênio);
• Retículo Endoplasmático Rugoso: síntese de proteína;
• Retículo Endoplasmático Liso: síntese de lipídios;
• Lisossomos: contem enzimas hidrolíticas envolvidas na digestão celular;
• Cloroplastos: em células vegetais, contêm o pigmento envolvido na fotossíntese (clorofila);
• Cromoplastos: em células vegetais, contêm pigmentos não verdes;
• Leucoplastos: armazenam amido.
Organela citoplasmática responsável pela respiração celular, formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reações altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.
Complexo de Golgi
Organela membranosa com aspecto de sacos empilhados, com a função de processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.
Lisossomo
Vesícula contendo enzimas digestivas atuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).
Peroxissomos
Vesículas membranosas diretamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula.
Organoplastos
Plastos com funções variadas, armazenando substância de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos).