• Matéria: Matemática
  • Autor: Axel1111
  • Perguntado 9 anos atrás

Introdução prismas e pirâmides

Respostas

respondido por: SrNavalha
4
* Prismas são sólidos geométricos que se caracterizam por apresentarem 2 faces poligonais paralelas e iguais, chamadas bases, ligadas vértice a vértice por segmentos de reta também paralelos e iguais, chamados de arestas laterais.

Pirâmides são sólidos geométricos que se caracterizam por apresentarem uma única base poligonal cujos vértices são ligados pelas arestas laterais a um ponto não pertencente ao plano da base, chamado vértice da pirâmide.
respondido por: NSKILL
1
Pirâmides:Dada uma região poligonal de n vértices e um ponto V fora da região (outro plano), ao traçarmos segmentos de retas entre os vértices da região poligonal e o ponto V, construímos uma pirâmide que será classificada de acordo com o número de lados do polígono da base. A classificação de uma pirâmide depende do número de arestas da região da área da base.

Consideremos o prisma como um sólido geométrico formado pelos seguintes elementos: base, altura, vértices, arestas e faces laterais. Os prismas podem apresentar diversas formas, mas algumas características básicas definem esse sólido geométrico. Por exemplo, o número de faces do prisma será exatamente igual ao número de lados do polígono que constitui suas bases (superior e inferior), dessa forma, sua classificação quanto ao número de lados pode ser: 

Triangular – base constituída de triângulos. 
Quadrangular – base constituída de quadriláteros. 
Pentagonal – base constituída de pentágonos. 
Hexagonal – base constituída de hexágonos. 
Heptagonal – base constituída de heptágonos. 
Octogonal – base constituída de octógonos. 


Os prismas também podem ser classificados como retos ou oblíquos. Os prismas retos são aqueles em que a aresta lateral forma com a base um ângulo de 90º, os oblíquos são aqueles em que as arestas formam ângulos diferentes de 90º.


Perguntas similares