• Matéria: Sociologia
  • Autor: gabryeli1
  • Perguntado 9 anos atrás

qual o conceito de marx weber e Durkheim sobre trabalho.

Respostas

respondido por: Isadorajc
6
Weber procura demonstrar que, desde o início da Reforma assiste-se ao nascimento de
uma concepção espiritual do trabalho, bem como ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu desenvolvimento no Ocidente. Até então, em toda a sua história, o trabalho era considerado de maneira ambivalente. O trabalho era indispensável para a reprodução biológica e social da humanidade, mas era indesejável. Sobre ele pesava uma condição de castigo e anulação da individualidade das pessoas. Essa visão ambivalente do trabalho é encontrada na cultura judaico-cristã que, apesar de estar na origem de mudanças profundas no sentido do trabalho, ainda não o sublinha como possibilidade de manifestação de um lugar social, uma vez que valoriza o trabalho manual

Isadorajc: Para Durkheim, é por meio da Divisão Social do Trabalho que a forma mais acabada de consciência, a coletiva, se impõe já que para ele:
“o trabalho só se divide espontaneamente se a sociedade está constituída de tal maneira que as desigualdades sociais expressam exatamente as desigualdades naturais.
Isadorajc: Durkheim acha injustas as acusações de que a divisão do trabalho reduziu o trabalhador a uma máquina que repete rotineiramente os mesmos movimentos e que não relaciona as operações que lhe são exigidas a nenhum fim. Isso porque para ele a Divisão Social do Trabalho introduz também uma nova solidariedade, a Orgânica, em substituição a primitiva Mecânica.
Perguntas similares