Respostas
GUERRA DAS CORES
O preconceito racial está muito presente na sociedade moderna, existente desde a era colonial e escravocrata quando negros de toda parte do mundo, especialmente da África eram trazidos para serem explorados no Brasil, por conta disso grande parte é excluída socialmente, não pode deixar que um reflexo do passado interfira na vida dessas pessoas de forma negativa.
Essa questão é tanto racial quanto social, a visão de um negro-pobre é distorcida, diferente de um negro-rico que cresceu na vida por seus méritos, não que o outro não seja capaz, se a educação de ambos fossem iguais, eles poderiam chegar em uma mesma posição social. Imagine uma “bolha” onde exista uma criança e sua família e ela não tem o mínimo de educação, ninguém no meio em que vive o incentiva a crescer, estudar e mudar de vida, dificilmente essa criança sem estrutura que apensas convive com a miséria, vai se transformar em um alguém diferente e crescer, ouvindo que “preto é ladrão”.
Esse menino da periferia precisa dar de comer para sua mãe e seus irmãos, a sociedade bate à porta em sua cara por sua cor e status social em todos os empregos a resposta é “não”, e a solução é roubar para comer, esse menino pensa que realmente “preto é ladrão, preto tem que roubar pra viver”. Sua irmã quando crescer terá que se vender pra ajudar nas despesas da casa, se não quiser morrer de fome.
A própria sociedade com tanto preconceito e egoísmo torna nossas crianças nosso pior pesadelo, se ao invés de julgar abríssemos nossos corações para ajudar e fazer o bem a uma criança, o mundo seria melhor, se nos amassemos mais não existiria tanta desigualdade, tanto ódio, seriamos mais feliz.
Portanto, comece por nossas crianças, ensine desde já, que cor não foi feita para taxar pessoas e sim para pintarmos um arco-íris de solidariedade e amor juntos, assim não teremos tantas guerras, as guerras de cores, as guerras das raças.
-C.F.S