Respostas
O barroco é um estilo artístico que surgiu na segunda metade do século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado pelo excesso de ornamentos.
Foi o primeiro movimento artístico com expressão no Brasil, ainda no período colonial, tendo entre seus principais nomes nacionais Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Os principais nomes do barroco europeu foram o holandês Rembrant, o espanhol Diego Velásquez, e o italiano Caravaggio.
A palavra barroco possui mais de uma origem, sendo a mais aceita aquela que se refere ao vocábulo como uma pérola de formato irregular, mais rebuscada. Dicionários do século XVII passaram a usar o termo barroco como adjetivo daquilo que era irregular ou dispendioso.
Em resumo, o Barroco é caracterizado pelo requinte, rebuscamento, grandiosidade e pelo exagero dos adornos. Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas, o estilo representava uma oposição ao racionalismo do Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.
A influência do movimento barroco partiu da pintura, mas também chegou à arquitetura, escultura, música, e literatura, onde teve especial importância no desenvolvimento das artes no Brasil.
O Barroco se expandiu na arte religiosa, que desejava propagar a fé católica. Muitas das grandes catedrais e igrejas que hoje fazem parte do patrimônio histórico mundial são do período barroco, principalmente em Portugal e no Brasil.
Durante o século XVIII, o estilo sofreu várias adaptações. Uma delas foi o estilo rococó na França, assim chamado devido aos ornatos de um capitel de coluna em forma de espiral e desenhos de conchas frequentemente empregadas.
Barroco no BrasilO barroco brasileiro tem suas primeiras representações no século XVIII, com a descoberta das minas de ouro e diamantes e o rápido enriquecimento de algumas camadas da população.
Foi a primeira expressão artística brasileira, contando com o apoio de protetores das artes, que eram as confrarias, paróquias e agremiações religiosas.
Desenvolveu-se na capitania de Minas Gerais, com a descoberta das jazidas de ouro e diamantes, e também no Nordeste, que acumulava riquezas do período de exploração da cana-de-açúcar.
Nestas regiões estão as maiores obras da arte barroca brasileira, como as igrejas de Salvador, ou em Ouro Preto e Mariana, com as esculturas de Aleijadinho marcando a influência do estilo no país.
Características do BarrocoO dualismo nas obras mostrava uma angustiante luta entre forças opostas: o bem e o mal, Deus e o Diabo, Paganismo e Cristianismo.A emoção sobrepunha a razão.Primazia dos efeitos decorativos para que despertem a emoção de quem olha as obras, por meio de curvas e colunas retorcidas.Contraste entre luz e sombra para expressão dos sentimentos e acentuar a profundidade, tanto na pintura como na arquitetura.Intensidade dramática.Na pintura, a profundidade com técnicas de ilusão como o trompe l'oeil.Barroco na literaturaNa literatura, o barroco consistia em uma corrente literária marcada pela virtuosidade da linguagem, refinamento das palavras. É marcada por uma sintaxe elaborada, com jogos de palavras e utilização habitual do hipérbato.
A principal característica do barroco literário é o uso de antíteses, metáforas e paradoxos na poesia. Eram recursos usados para expressar o sentimento nos versos exagerados, onde a forma era mais bem trabalhada que o próprio conteúdo, com grande aproveitamento das hipérboles.
Um dos sentimentos mais abordados é a desilusão, sendo que o poeta barroco procura descrever os estados de alma através de jogos estéticos. O texto barroco é pessimista, com uma linguagem rebuscada e muitas vezes sombrio, com forte cunho religioso.
A instabilidade da vida e a presença constante da morte marcavam o barroco na literatura, onde tudo é efêmero e fugaz. O sofrimento era a consequência dos pecados cometidos, e o arrependimento também aparecia como tema frequente.
O barroco brasileiro teve como principais representantes na literatura o poeta Gregório de Matos, de apelido Boca do Inferno, e o Padre Antônio Vieira.
A contraposição em termos literários veio com o Arcadismo, ainda no período colonial, e posteriormente pelo Romantismo, já com forte influência da urbanização no Brasil.
Barroco e ArcadismoEnquanto o barroco é caracterizado por um elevado nível de complexidade, o arcadismo é o oposto, sendo definido por uma simplicidade e pela valorização do cotidiano bucólico.
O arcadismo teve como objetivo reavivar o ideal clássico, obtendo harmonia e um equilíbrio formal. Também teve como maior expoente a escola mineira, precisamente em Vila Rica (cidade que hoje é chamada de Ouro Preto), sob a liderança dos poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.