• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: CEMAIA
  • Perguntado 9 anos atrás

Na Coletânea Ética, Cultura e Arte, o artigo “O prazer da cultura e a cultura do prazer”, de Marcelo Ribeiro (p. 22), apresenta a Anatomia da Cultura. Observe o trecho abaixo:

A teoria hedonista da cultura

O propósito primeiro do livro é distinguir a cultura num sentido amplo – isto é, tudo o que o homem cria ou transforma, tudo o que não pertence ao reino exclusivo da natureza – da cultura num sentido mais estrito, tal como é entendida nos “cadernos de cultura” dos jornais e nas “leis de incentivo à cultura”, por exemplo. Nesse segundo sentido, a cultura se confunde ora com a arte ora com o conhecimento gratuito, mas não se restringe a eles. Trata-se de um conceito que as pessoas identificam intuitivamente, mas não sabem definir de forma rigorosa. Com base na filosofia de Epicuro, o livro demonstra que, enquanto as demais atividades humanas são criadas basicamente para “afastar a dor” (seja ela física, moral, social ou existencial) – portanto para resolver problemas práticos do ser humano –, a cultura em seu sentido estrito tem como fundamento a busca do prazer. Para isso, o autor lança os conceitos de função pragmática (evitar ou eliminar o sofrimento) e função hedônica (proporcionar prazer) para explicar a natureza de todas as práticas humanas. Assim, conclui que a cultura nesse sentido mais estrito é “o conjunto dos discursos sociais cuja função principal ou única é a função hedônica”. [...]

De acordo com o trecho supracitado, analise as assertivas que seguem e assinale a alternativa correta.

I. O sentido amplo de cultura é o que o homem cria ou transforma.
II. O segundo sentido de cultura é, exclusivamente, voltado à arte e restrito à gratuidade do conhecimento.
III. O conjunto dos discursos sociais, que se desdobra na função hedônica, é o sentido restrito.

Respostas

respondido por: alexsalvesdf
1
Em dúvida entre a terceira e a última, acabei marcando a terceira. "Atualmente, é considerado fora da normalidade o que está em desacordo com a padronização da beleza, motivado pelo capitalismo, consumismo e alienação em massa."

okelvin: está se referindo a outra questão, mas ficou estranho a forma colocada na resposta, como se quem está em desacordo com os padrões o fizesse motivado pelo capitalismo...marquei essa, mas está estranha.
respondido por: okelvin
1
Respondi I e III corretas.
Perguntas similares