Respostas
Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc. Nessa sessão, você poderá aprender um pouco mais sobre esse instrumento de gestão.
• Conceito de indicadoresOs indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
Pode-se dizer que os indicadores possuem, minimamente, duas funções básicas:
◦ a primeira é descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento;
◦ a segunda é de caráter valorativo que consiste em analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas.
• Objetivo dos indicadoresDessa forma os indicadores servem para:
◦ mensurar os resultados e gerir o desempenho;
◦ embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão;
◦ contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
◦ facilitar o planejamento e o controle do desempenho; e
◦ viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.
• Elementos essenciais para a elaboração dos indicadores◦ Ter em mente a Cadeia de Valor da ANTAQ;
◦ Os indicadores devem contribuir de forma explícita para o cumprimento dos objetivos estratégicos (Mapa estratégico);
◦ Devem estar intimamente relacionados às principais conclusões do processo de elaboração do Planejamento (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças);
◦ Devem medir performance e não atividade;
◦ Devem custar o mínimo possível e ter o máximo de justificativa possível;
◦ Devem ser simples e de preferência exigir pouca ou nenhuma explicação;
◦ Devem permitir fixação de metas e autonomia na obtenção das mesmas;
◦ A interpretação dos dados deve subsidiar o processo decisório.
• A cadeia de Valor e os 6Es do desempenhoMensurar o desempenho da organização com base nos elementos da cadeia de valor permite que as organizações analisem suas principais variáveis associadas ao cumprimento dos seus objetivos: quantos e quais insumos são requeridos, quais ações são executadas, quantos e quais produtos/serviços são entregues e quais os impactos finais alcançados.
◦ Cadeia de valor:
A cadeia de valor é definida como o levantamento de toda a ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário. É a representação das atividades de uma organização e permite melhor visualização do valor ou do benefício agregado no processo. O modelo da cadeia de valor mensura o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro.
◦ 6Es do Desempenho
O modelo dos 6 Es de desempenho constitui-se nas dimensões de esforços que serão despendidos considerando os resultados desdobrados em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.
• Quantidade e qualidade dos indicadores selecionados◦ Quantidade: Para o trabalho com indicadores de desempenho deve-se esquecer o mito da “Medição absoluta”. Não é necessário monitorar e controlar tudo e todos ao mesmo tempo e na mesma hora. A postura correta é a alta seletividade. Medir apenas o que é importante e significativo. A quantidade ideal sofrerá mudanças pelo nível de amadurecimento da instituição no tratamento das questões que envolvem avaliação de performance e desempenho.
Pode-se começar com poucos indicadores, medindo apenas o processos básicos, e ir aumentando gradativamente à medida que haja melhor sensibilidade institucional ao trato desse assunto.
◦ Qualidade: As medidas devem ser úteis, fazer sentido para orientar a gestão no dia-a-dia. A medição tem que ser orientada para a melhoria do desempenho e a melhoria do desempenho tem que ser orientada pela medição. Se com a medição consegue-se extrair informações de gestão, ele terá qualidade.
• Conceito de indicadores
Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.